Ardência ao urinar: quais podem ser as causas?

Toda vez que vai ao banheiro, você sente um desconforto enquanto faz xixi? A dor ou ardência ao urinar não é sinal apenas de infecção urinária: existem outras doenças que podem causar esses incômodos. Algumas dessas condições vêm acompanhadas de outros sintomas, por isso é importante ficar de olho em como anda nossa saúde geral.

Neste artigo, vamos falar sobre as principais causas de ardência ao urinar e como prevenir esses problemas. Então, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Além da infecção urinária: causas da ardência ao urinar

Como dissemos, a ardência ao urinar é um sintoma que tem múltiplas causas. Assim, para confirmar o motivo desse desconforto, é preciso considerar uma série de fatores, como idade, sexo, duração dos sintomas e outros sinais que o acompanham. Exames de sangue e urina ajudam a construir um diagnóstico preciso.

A seguir, confira algumas das principais causas da ardência e dor ao urinar!

Infecção urinária

Uma das principais causas da ardência ao fazer xixi é realmente a infecção urinária, que ocorre com maior frequência entre as mulheres. Mas os homens também podem sofrer com esse incômodo, que geralmente vem acompanhado de outros sinais:

  • Sensação de bexiga sempre cheia, com dificuldade para esvaziar;
  • Urina com cheiro forte;
  • Dificuldade para segurar o xixi.

Candidíase

Causada pelo excesso de fungos na região íntima, a candidíase também provoca a sensação de ardência ao urinar. Essa doença é mais comum em mulheres, devido à umidade constante da região íntima feminina. Outros sintomas são:

  • Coceira intensa e vermelhidão na região;
  • Corrimento esbranquiçado;
  • Desconforto na relação sexual.

Pedras nos rins

Outra condição que pode causar dificuldade para urinar são os cálculos renais, também chamados de pedras nos rins. Essas pedras são pequenos cristais formados por cálcio, oxalato e ácido úrico – e podem atrapalhar o funcionamento do sistema urinário. Outros sinais que podem indicar a presença dessas pedras são:

  • Sangue na urina;
  • Dor intensa no final das costas;
  • Cólica próxima à região genital;
  • Idas frequentes ao banheiro, mesmo sem conseguir eliminar muita urina.

Alergia a produtos de higiene íntima

Apesar de existirem diversos produtos específicos para a higiene íntima, alguns deles podem causar alergias ou alterar o pH da região. Assim, surge a ardência ao urinar e a coceira e vermelhidão após o uso do produto.

Hábitos para evitar a ardência ao urinar

Acima de tudo, mudanças simples de hábito podem ajudar a prevenir uma série de doenças e desconfortos, inclusive a ardência ao urinar. Algumas dicas podem evitar esses incômodos:

  1. Beba muito líquido: acima de tudo, o consumo de água e outros líquidos ajudam a limpar o organismo e eliminar toxinas através da urina. Então, o ideal é ingerir pelo menos dois litros de água por dia.
  2. Não segure o xixi: urinar logo que surge a vontade é fundamental para evitar o acúmulo de bactérias no sistema urinário. Fazer xixi logo após a relação sexual também é importante para eliminar os micro-organismos que possam ter entrado na uretra.

Neste artigo, falamos sobre as principais causas da ardência ao urinar. Acima de tudo, é importante ficar atento aos pequenos sinais de que algo não está indo bem com nosso corpo. Por isso, se o desconforto persistir por mais de 3 dias, o ideal é procurar um médico e realizar exames para verificar qualquer problema.

A Viva Mais Plan conta com benefícios exclusivos para você cuidar da sua saúde e realizar consultas e exames com economia. Entre em contato conosco para saber mais!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *