Construir ou reformar é algo que exige bastante planejamento e suporte de profissionais especializados. Porém, por maior que seja a precaução, imprevistos acontecem: materiais que não chegam no prazo, uma chuva inesperada, um cano estourado. Esse último pode causar um certo desespero, mas é possível contornar a situação.

Para lidar com um cano estourado, o primeiro passo é manter a calma. Em seguida, algumas ações podem ser feitas para minimizar e consertar o problema. Neste artigo, preparamos dicas para te ajudar a lidar com essa situação. Continue a leitura e confira!

O que pode causar esse problema?

Sabemos que um cano estourado é sinônimo de dor de cabeça e uma certa dose de desespero. Afinal, ver toda aquela água jorrando e não saber o que fazer pode ser um grande transtorno.

Porém, é preciso primeiramente conhecer as razões para haver um cano estourado na parede. Alguns dos principais motivos que podemos citar são:

  • Má qualidade dos produtos utilizados;
  • Ausência de um plano de instalação hidráulica;
  • Utilizar apenas um registro para a casa toda;
  • Definir incorretamente as posições dos pontos de água;
  • Não medir ou desconsiderar a pressão da água;
  • Não testar o encanamento antes de fechar a parede.

Como lidar com um cano estourado?

Como você deve imaginar, quanto mais rápido agir nessas situações, menos danos serão causados. Por isso, além de colocar em prática as dicas que vamos mostrar a seguir, o ideal é chamar um encanador imediatamente, para que o vazamento seja controlado de forma efetiva.

Você também pode solicitar para o encanador verificar se não há nenhum outro vazamento ou cano estourado pela casa, principalmente antes de fechar a parede.

Então, confira o que fazer nessas situações de emergência hidráulica:

  1. Feche o registro rapidamente, para evitar ainda mais vazamentos e desperdício de água;
  2. Tente encontrar o local em que o cano estourou;
  3. Seque bem o ambiente o mais rápido possível;
  4. Não utilize tomadas e equipamentos perto do local onde aconteceu o vazamento. Água e energia elétrica não combinam – e podem levar a choques elétricos fatais. Por isso, se for necessário, desligue a chave de força da casa até conter a situação;
  5. Vede o vazamento ou troque o encanamento, dependendo do caso. De qualquer forma, o ideal é que nesse passo você conte com a ajuda de um profissional especializado, para garantir que tudo seja feito da melhor forma.

É importante destacar que se houver um cano estourado na rua, os procedimentos são outros. Nesse caso, você deve acionar a prefeitura municipal ou a companhia responsável pelo saneamento da sua cidade. Não ignore o problema, pois ele pode causar transtornos ainda maiores.

Conte com os benefícios da Viva Mais Plan!

Neste artigo, falamos sobre como agir quando há um cano estourado dentro de casa, causando preocupação e desperdício. Acima de tudo, é importante manter a calma, tomar medidas de proteção e contar com a ajuda de um profissional especializado.

A Viva Mais Plan acredita que planejar o amanhã é a melhor forma de viver o presente. Por isso, contamos com um benefício exclusivo de assistência residencial emergencial, para que você possa acionar serviços como esse e manter sua casa e segurança. Contrate encanador, eletricista, telhadista e chaveiro sem pagar nada a mais por isso! Entre em contato conosco para saber mais!