Um dos maiores inconvenientes que podemos ter em casa é o entupimento e obstrução dos canos de esgoto. Apesar de ser comum, esse problema deve ser resolvido com cautela, para que não haja danos ainda maiores na tubulação.

Neste artigo, vamos te mostrar algumas dicas para resolver o entupimento dos canos de esgoto e como evitar esse transtorno com medidas simples. Continue a leitura e saiba como deixar sua casa sempre segura, com tudo funcionando perfeitamente!

O que fazer (e o que não fazer) para desentupir os canos de esgoto

Os canos de esgoto são partes importantes do encanamento de uma casa e, como o próprio nome indica, são as tubulações que coletam os dejetos. Normalmente, esses tubos estão presentes na cozinha e no banheiro, que possuem sistemas e funcionamentos diferentes.

É comum que depois de algum tempo de uso esses canos sejam obstruídos com restos de alimentos, fios de cabelo e gorduras. Existem muitas dicas sobre “como desentupir cano de esgoto”, principalmente pela internet, mas é preciso ficar atento. Mas nem sempre essas alternativas são seguras e funcionam.

Então, confira o que fazer e o que não fazer nesses momentos.

Não utilize soda cáustica

Essa é uma das principais dicas que vemos por aí, mas esse produto químico pode ser bastante perigoso e corrosivo, que pode queimar e manchar a pele. Além disso, no encanamento, o efeito pode ser exatamente o oposto: ao invés de derreter a gordura, a soda cáustica pode se solidificar ali mesmo. O resultado é um entupimento ainda maior.

Não utilize objetos rígidos e pontiagudos

Esses itens podem danificar ou estourar a tubulação, o que gera transtornos e gastos ainda maiores do que um simples entupimento.

Utilize bicarbonato de sódio e vinagre

Uma simples mistura de bicarbonato de sódio e vinagre pode resolver o problema, sem que você faça muito esforço ou desmonte o sifão. Essa mistura causa uma efervescência que desgruda as placas de gordura que podem estar entupindo a tubulação.

Coloque 2 colheres de sopa de bicarbonato no cano e um pouco de vinagre logo em seguida. Se preferir, utilize um pano quente para tapar o cano/ralo enquanto a reação ocorre. Finalize o processo jogando um pouco de água quente.

Utilize água fervente

Falando em água quente, ela pode ser uma importante aliada para desentupir cano de esgoto. Seja pura, seja com outros ingredientes como detergente ou fermento em pó, a água quente ajuda a desobstruir os canos derretendo as placas de gordura que se acumulam.

Dicas para evitar o entupimento dos canos de esgoto

Algumas dicas práticas podem ajudar a evitar esse inconveniente e manter o encanamento de sua casa funcionando perfeitamente. Confira!

  • Não jogue restos de alimento ou pó de café pelo ralo da pia, pois eles podem se acumular e se solidificar dentro dos canos;
  • Não descasque alimentos diretamente na pia;
  • Mantenha uma tela de proteção sobre o ralo da pia, para evitar que o restos de alimentos escoem pelo cano;
  • Recolha os restos de alimentos antes de lavar a louça;
  • Periodicamente, despeje um litro de água fervente pelos canos, pois isso elimina as placas de gordura e evita o entupimento.

 

Neste artigo, falamos sobre o que você deve fazer para resolver o problema de obstrução nos canos de esgoto de sua casa. Além disso, trouxemos algumas dicas para evitar que esse transtorno ocorram.

A Viva Mais Plan conta com benefícios exclusivos de assistência residencial. Assim, você pode contar sempre que precisar de um encanador, eletricista, chaveiro ou telhadista. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!