Saber o que fazer quando um ente querido falece e conhecer os principais cuidados com o corpo após a morte é fundamental. Afinal de contas, existem várias questões burocráticas que precisam ser tratadas dentro de um curto espaço de tempo.
Porém, além das questões sentimentais, existem os aspectos técnicos para os quais precisamos estar atentos para garantir uma despedida digna para quem amamos.
Talvez, uma das maiores preocupações que a pessoa responsável pelo funeral tem, é saber para onde o corpo deve ir e como prepará-lo para a cerimônia de despedida.
Apesar desse assunto não ser muito comum entre os leigos, existem técnicas cujo objetivo principal é permitir que os familiares velem o corpo sem oferecer risco de contaminação dos familiares e amigos durante o velório.
Nesse artigo, você vai entender melhor esse processo. Continue a leitura.
Quais cuidados se deve ter com o corpo após a morte
Antes de mais, os cuidados que serão tomados dependem do lugar onde ocorre a morte.
Caso o falecimento aconteça no ambiente hospitalar, imediatamente após a constatação do óbito pelo médico, uma série de cuidados serão adotados pela equipe de enfermagem antes de ser transferido para a funerária.
Já na funerária, o profissional responsável pela preparação dos corpos é o tanatopractor.
Este profissional utilizará uma série de técnicas para manter o falecido com a melhor aparência possível, permitindo que os seus parentes o velem com tranquilidade.
Algumas das etapas seguidas nesse processo são:
Desinfecção
Independentemente da causa da morte, o corpo precisa passar por um processo de desinfecção.
Nesse sentido, todo o corpo recebe a aplicação de um poderoso desinfetante. Como o cadáver naturalmente fica enrijecido, o próximo passo é realizar uma massagem especial na musculatura para que elas se soltem.
Logo em seguida, todo o corpo é depilado, preservando-se apenas os cílios, sobrancelhas e escalpo. No caso dos homens, se o falecido ao longo da vida costumava ter barba ou bigode, é possível mantê-los para o velório.
Reconstrução facial
Cerca de uma hora após o falecimento, o cadáver entra em um processo natural de decomposição.
Conhecida como autólise, a primeira fase da decomposição consiste na interrupção da circulação sanguínea. Como consequência, o corpo esfria e a pele fica pálida.
O rosto é rapidamente um dos mais afetados. O tecido mais macio da face costuma afundar, principalmente na região da cavidade ocular.
Nessa parte do corpo, o agente funerário posiciona um cone semiesférico em cada pálpebra e aplica um creme para manter a pele hidratada.
Já na área da boca, cujos lábios normalmente se contraem, é colocada uma peça para dar um formato natural às bochechas. Além disso, nos lábios é aplicado um gel adesivo para manter a boca fechada.
Artérias e cavidades
Para evitar odores desagradáveis e o vazamento de líquidos ou gases que podem comprometer a saúde das pessoas presentes ao velório, o agente funerário injeta em uma das artérias do corpo uma solução de formaldeído.
Esse líquido serve para criar uma pressão interna que permite drenar o sangue da veia jugular ou do coração.
Outro processo extremamente necessário é a remoção dos órgãos internos. Na região do abdômen é feita uma abertura que permite que cada órgão seja drenado e retirado do corpo.
Depois, eles ficam mergulhados em uma solução especial, enquanto o agente funerário preenche as paredes internas da cavidade com pó ou gel específico.
Em seguida, os órgãos são colocados dentro de um saco plástico grosso e fechado hermeticamente para serem incluídos de volta no interior do corpo.
Maquiagem
Logo após todo o processo de preparação do cadáver, com o corpo devidamente higienizado e vestido, o falecido está pronto para receber a arte na pele.
O necromaquiador cobre qualquer ferida ou outros problemas visíveis que o falecido possa ter na pele.
Além disso, a técnica também oferece uma coloração mais próxima ao natural, respeitando a cor do indivíduo em vida.
Geralmente, o profissional precisa de, no mínimo, 1 hora para realizar o procedimento de maquiagem do falecido. Entretanto, este processo tende a demorar mais de 4 horas se o velório precisar ter uma duração muito extensa.
Conheça o Planejamento Funeral Familiar da Viva Mais Plan. Com este serviço você garante a proteção e cuidado de quem você ama em um momento tão delicado.
Entre em contato conosco via Whatsapp para conhecer todas as nossas opções de planos disponíveis.
Add a Comment