Assim como cada pessoa lida com as perdas de forma particular, cada cultura também tem a sua própria visão sobre a morte. Enquanto para alguns esse é um momento de muito sofrimento, para outros essa é apenas mais uma parte do ciclo da vida. Em alguns países, como o México, é celebrado o Dia dos Mortos, uma festa religiosa um tanto inusitada para muita gente.
Neste artigo, vamos explicar a origem das celebrações do Dia dos Mortos e fazer reflexões sobre a importância de falar sobre a morte. Continue a leitura e confira!
Por que celebrar os que já partiram?
Para muitas culturas, o Dia dos Mortos é uma data festiva, cheia de alegria e cores. Para nós, brasileiros, esse pode parecer um costume inusitado, mas essa estranheza vem da forma como lidamos com a morte.
Em nosso país, a morte é vista como um momento de muito sofrimento e angústia, já que muitas pessoas têm dificuldade de aceitá-la como parte da vida. O Dia de Finados, celebrado em 2 de Novembro, mesma data que o Dia dos Mortos no México, é um feriado de recolhimento e reflexão.
Nessa ocasião, os familiares fazem orações para aqueles que partiram, visitam os cemitérios e prestam suas homenagens póstumas. Tudo isso com pesar e tristeza. No México, por outro lado, a memória dos mortos é honrada com muita festa, alegria, comidas e música.
Seja qual for a maneira escolhida para celebrar a data, o importante é falar sobre a morte e compreendê-la como natural e inevitável.
Origem e símbolos do Dia dos Mortos
No México, existe uma forte tradição de celebrar o Dia dos Mortos. Esse é um costume dos indígenas que viviam no território antes mesmo da chegada dos colonizadores espanhóis. Para esses povos, a morte é vista como renovação, o que ajuda a minimizar a dor e a saudade. Por isso, de 21 de Outubro a 2 de Novembro, acontece uma grande festa, repleta de simbologias e espiritualidade.
A seguir, saiba mais sobre alguns desses símbolos e entenda como é comemorado o Dia dos Mortos no México:
- Caveiras: feitas de açúcar, elas carregam um nome na testa, que pode ser do falecido ou de quem está fazendo a homenagem.
- Cruz: simboliza proteção e boa companhia tanto para os mortos quanto para os vivos. É feita de flores, sementes ou frutas e é usada para compor o altar.
- Altar: organizado em 7 níveis, é repleto de decorações e símbolos religiosos. Possui muitas cores e normalmente conta com elementos importantes para quem faleceu, como seu prato favorito.
- Flores: oferecer flores aos mortos é uma tradição em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, pois simbolizam a finitude e a beleza da vida.
- Velas: para os católicos, representam a fé e a conexão com o divino, iluminando o caminho de quem faleceu e o guiando para a luz eterna.
Conte com a Viva Mais Plan
Neste artigo, falamos sobre o Dia dos Mortos, importante festa da cultura mexicana e de outros países do mundo. Celebrar aqueles que partiram pode parecer inusitado para aqueles que veem a morte com muito pesar, mas essa é uma data que inspira reflexões.
A Viva Mais Plan acredita que devemos entender a morte como parte do ciclo da natureza, uma forma de nos inspirar a aproveitar as oportunidades que da vida. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa no momento do luto. Entre em contato conosco para saber mais!
Add a Comment