Na época de chuvas, é muito comum vermos relatos de pessoas que precisam correr pela casa com baldes, rodos e panos para conter as goteiras. Mas, apesar de ser corriqueiro, esse é um exemplo de problema que devemos tratar o quanto antes, para evitar prejuízos ainda maiores.

As goteiras podem surgir por vários motivos – e causar diversos tipos de estragos. Por isso, neste artigo, vamos explicar tudo sobre o assunto e te ajudar a prevenir transtornos como esse, deixando sua casa em segurança. Continue a leitura e confira!

Quais são as principais causas de goteiras?

Acima de tudo, as goteiras são um tremendo inconveniente, especialmente em dias de muita chuva. Ter que correr pela casa com baldes para evitar danos maiores é um transtorno que ninguém quer passar. No entanto, mais do que pensar em maneiras de consertar o problema, é preciso entender de onde ele vem. A seguir, confira as principais causas de goteiras no teto!

Caimento inadequado

Uma das melhores formas de se evitar infiltrações no teto e nas paredes é através do caimento adequado do telhado. É essa inclinação que garante que a água da chuva escoe corretamente, evitando o empoçamento.

Dessa forma, de acordo com o tipo de telha (metálicas, de cerâmica ou de fibrocimento), deve-se realizar o caimento adequado. Então, fique de olho nas recomendações do fabricante para evitar problemas.

Falta de impermeabilização

Outra etapa que muitas vezes ignoramos durante a construção ou reforma é a impermeabilização do telhado. Assim, coberturas que contam apenas com a laje podem apresentar maiores riscos de goteira.

Portanto, em lajes expostas, não deixe de utilizar um impermeabilizante líquido ou uma manta específica para essa finalidade. Para isso, conte com profissionais qualificados, que saberão aplicar o produto de forma correta.

Falta de manutenção

O famoso ditado “é melhor prevenir do que remediar” também é válido quando falamos de telhados e goteiras. A estrutura de uma casa é feita para durar muitos anos, mas é preciso realizar manutenções preventivas periodicamente, para avaliar se não há nenhuma irregularidade.

Consulte um profissional para fazer uma vistoria na estrutura do telhado, bem como nas telhas e outros elementos importantes.

Quais os riscos causados pelas goteiras?

Como dissemos, as goteiras causam diversos problemas para sua casa ou edifício comercial. Os danos podem chegar até à estrutura, o que leva a muitos prejuízos. Assim, alguns dos riscos das goteiras são:

  • Danos nas estruturas de madeira ou de metal da construção, com reações de oxidação que levam a rachaduras e fissuras;
  • Mofo no teto e nas paredes;
  • Descascamento da pintura;
  • Exposição da armadura do teto;
  • Danos ao sistema elétrico, afetando os aparelhos e aumentando o risco de choques;
  • Danos em aparelhos e equipamentos das empresas, paralisando a produção e levando a prejuízos.

 

Neste artigo, falamos sobre as principais causas de goteiras e quais são os riscos que esse problema causa para nossa casa. A situação é muito mais grave do que parece e deve ser resolvida o quanto antes, para evitar transtornos e gastos ainda maiores.

A Viva Mais Plan acredita que planejar o amanhã é viver melhor o presente. Por isso, contamos com benefícios exclusivos de assistência residencial, para que você cuide de sua casa e da segurança de sua família. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!