Você sabia que a maior parte dos casos de morte por choque elétrico acontece dentro de casa? Por isso, é preciso manter as instalações elétricas de sua residência em segurança. Ao mesmo tempo que os choques podem causar apenas pequenos sustos, eles podem ser fatais.

Segundo o Anuário Estatístico da Abracopel, a região Nordeste do Brasil é a líder em ocorrências de morte por choque elétrico, com 261 ocorrências em 2018. Os números são assustadores, portanto é preciso adotar medidas urgentes para deixar sua casa segura.

Neste artigo, falaremos sobre como a morte por choque elétrico é algo a ser evitado e o que você pode fazer para minimizar esse perigo. Continue a leitura e confira!

Como saber se está na hora de uma reforma elétrica?

Para não correr riscos de acidentes elétricos, é importante que a instalação elétrica de sua casa esteja muito bem planejada e dimensionada. Isso é feito na etapa de construção do imóvel, mas é importante sempre verificar se está tudo certo com a fiação.

Mesmo que tudo pareça estar funcionando perfeitamente, não deixe de fazer uma vistoria periódica. Para isso, o ideal é contratar um eletricista qualificado, que irá identificar se há alguma má instalação que coloca o seu bolso e a segurança de sua família em perigo.

Como evitar acidentes e morte por choque elétrico

Os acidentes com choque elétrico podem causar queimaduras na pele, dores musculares, convulsões, ataques cardíacos e até mesmo levar à morte. Com algumas medidas simples de segurança, é possível evitar esse tipo de ocorrência. Confira nossas dicas a seguir:

  1. Não utilize muitos adaptadores nas tomadas, tais como benjamins e “tês”. Isso pode sobrecarregar a rede e levar a choques e até mesmo curto-circuitos. Cada tomada deve ter apenas um aparelho ligado.
  2. Utilize tomadas de três pinos, projetadas para garantir mais segurança. O terceiro pino desses plugues é utilizado para o aterramento da corrente elétrica, impedindo o acúmulo de tensões que causam o choque.
  3. Evite usar aparelhos elétricos próximos a pias e torneiras. Mantenha todos os seus equipamentos longe da água, pois eles podem cair na banheira ou na pia e descarregar eletricidade em você. Além disso, lembre-se de nunca manusear aparelhos elétricos quando estiver molhado.
  4. Mantenha-se seguro no trabalho, utilizando calçados com solado de borracha e luvas não condutoras ao utilizar os aparelhos elétricos. Antes de usar qualquer equipamento, verifique se os fios não estão desgastados.
  5. Faça a manutenção preventiva da sua casa, contatando um eletricista regularmente. Ao menor sinal de que algo está errado, chame o profissional.

Neste artigo, falamos sobre como você pode adotar medidas simples e práticas para evitar ocorrências como uma morte por choque elétrico. Acima de tudo, o importante é sempre verificar o estado da fiação e não contar com a sorte, utilizando a rede elétrica de forma imprudente.

A Viva Mais Plan acredita que planejar o amanhã é viver melhor o hoje. Por isso, contamos com benefícios exclusivos para você contratar profissionais especializados em assistência residencial. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!