Costumamos planejar diversos aspectos de nossas vidas, mas acabamos deixando de lado um ponto muito importante: como será quando um ente querido falecer? Será que saberemos lidar com essa perda e ainda resolver questões burocráticas e financeiras? A princípio, o plano funeral surge como uma opção para facilitar o momento e dar mais tranquilidade para aqueles que ficam.

A morte é um tema desagradável, mas é inegável que precisamos nos planejar para quando ela acontecer. Pelo menos em termos práticos, já que existem diversas etapas a serem cumpridas quando precisamos sepultar alguém. Como o próprio nome indica, o plano funeral é uma forma de nos preparar para viver o luto de forma mais digna.

Neste artigo, falaremos sobre como funciona esse tipo de serviço, o que você deve considerar ao contratá-lo e quais são os seus benefícios. Acima de tudo, o plano funerário é uma forma de cuidar da sua família. Continue a leitura e descubra mais.

Entenda como funciona um plano funeral

Conforme falamos no início deste artigo, precisamos nos estruturar e nos planejar para lidar com o luto por algum familiar ou amigo. Em outras palavras, no momento da perda, não desejamos pensar em mais nada além da dor, mas infelizmente existem questões a resolver.

A certidão de óbito, o transporte do corpo e o sepultamento são apenas alguns desses aspectos. Mas é possível terceirizar todas essas burocracias, ou seja, uma empresa especializada pode dar toda a assistência funeral familiar necessária.

A seguir, confira como funciona um plano funeral, desde a contratação até o acionamento do serviço.

Contratação

Primeiramente, é preciso ressaltar que o serviço de assistência funeral é regulamentado no Brasil desde 2016, pela lei nº 13.261. Desta forma, a venda de planos funerais é uma atividade autorizada e segura para os clientes.

Este tipo de serviço funciona como uma espécie de convênio funerário, isto é, o contratante paga uma pequena mensalidade para a empresa. O valor do plano dependerá de diversos fatores, tais como o número de dependentes incluídos e os tipos de serviços desejados para o sepultamento.

É no momento da contratação que você pode resolver todos os detalhes , como a abrangência do plano, os responsáveis pela documentação ou as preferências nas cerimônias fúnebres.

Cobertura

Os tipos de serviços oferecidos pelas empresas de assistência funeral familiar podem variar de acordo com o plano, mas geralmente incluem as seguintes etapas:

  • Auxílio de profissionais especializados para lidar com a documentação necessária;
  • Remoção, liberação e preparação do corpo;
  • Transporte do corpo (para o local do velório e para o cemitério);
  • Locação da sala de velório (municipal ou particular);
  • Sepultamento ou cremação.

Acionamento

Após contratar um plano funeral, quando o óbito acontece, basta entrar em contato com a central de atendimento da empresa contratada para receber as orientações. O serviço funciona 24h por dia e você pode acioná-lo a qualquer momento. O agente funerário responsável irá cuidar da documentação e de todos os aspectos relacionados ao velório e sepultamento.

Assim, os familiares não têm que se preocupar com detalhes burocráticos em um momento tão delicado de perda e dor. Tudo estará previamente acordado e será executado imediatamente.

Benefícios de contar com um plano funeral

Ao fazer a adesão a um plano funerário, o contratante e toda a sua família ganham mais tranquilidade e acolhimento. Acima de tudo, trata-se de investir em cuidado. Outros benefícios desse tipo de serviço são:

  • Não precisar se preocupar com questões financeiras referentes ao velório, visto que tudo já está coberto pelo plano;
  • Todas as questões fúnebres são resolvidas pela empresa, proporcionando um luto mais digno para os familiares que ficam.
  • Atendimento humanizado durante o processo.

Viu só como é essencial contar com um plano funerário para auxiliar sua família no momento do luto?

A Viva Mais Plan oferece o suporte necessário na ocasião do falecimento de um ente querido, evitando o desconforto, a burocracia e os gastos abusivos nesse momento. Entre em contato conosco e descubra como um plano funeral pode ser uma forma de cuidar daqueles que você mais ama!