Uma das etapas mais importantes de um funeral é a preparação do corpo pós-morte. Afinal, são as técnicas empregadas nesse momento que garantem uma despedida segura para os familiares, além de oferecer dignidade para o falecido.
Neste artigo, vamos falar sobre as principais técnicas de preparação do corpo pós-morte e explicar qual a importância desse processo para os familiares presentes no velório. Então, continue a leitura e confira!
Por que fazer a preparação do corpo pós-morte?
A preparação do corpo pós-morte é um trabalho que muitas vezes passa despercebido, principalmente por aquelas pessoas que estão sofrendo pela perda de seu ente querido. Na verdade, é esse o objetivo desse serviço funerário: deixar o corpo do falecido mais próximo de sua aparência natural, antes da morte.
O processo de decomposição do corpo humano começa imediatamente depois da morte – e seus efeitos podem ser bastante desagradáveis. É por isso que precisa haver a preparação de corpo na funerária. Sem isso, seria impossível realizar uma despedida digna.
Quais são as etapas de preparação do corpo?
Existem algumas etapas para o preparo do corpo pós-morte. Primeiramente, se a pessoa faleceu em um hospital, a equipe de enfermagem dá início a esses cuidados. Além de desligar os aparelhos, remover fluidos corporais e fazer uma breve desinfecção do corpo, é o enfermeiro que leva o corpo para o serviço de encaminhamento.
Assim, ao chegar na funerária, começa o preparo do corpo para o velório. Confira a seguir algumas etapas importantes:
- Higienização: para eliminar bactérias e diminuir os riscos para as pessoas presentes no velório, o corpo passa por uma desinfecção. Além disso, nesse momento também são retirados os pelos do corpo, permanecendo apenas os cabelos, cílios e sobrancelhas.
- Tanatopraxia: consiste na remoção dos fluidos corporais e substituição por uma solução de formol, para conservar o corpo por mais tempo.
- Preparação da face: os olhos são fechados e colados com um gel adesivo, além de se utilizar técnicas para evitar que eles afundem no rosto. Os lábios também são mantidos fechados.
- Arrumação: depois de preparar a face, os cabelos são lavados, enxaguados e cortados. Então, os profissionais vestem o corpo com as roupas disponibilizadas pela família.
- Necromaquiagem: a última etapa é a maquiagem, que tem como objetivo cobrir imperfeições e manter a aparência serena do falecido.
Conte com a Viva Mais Plan
A preparação do corpo é feita em diversas etapas, que podem durar cerca de quatro horas. Acima de tudo, conhecer um pouco sobre esse processo pode ser importante para evitar transtornos ainda maiores no momento do luto.
Quando sofremos uma perda, lidar com a dor do luto e resolver questões burocráticas ao mesmo tempo pode ser desafiador. Por isso, entender como é feita a preparação do corpo pós-morte nos ajuda a entender a situação de forma mais tranquila.
Conte com a Viva Mais Plan para cuidar de todos os aspectos do funeral e do sepultamento de seu ente querido. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos planos de assistência funeral!
Add a Comment