Sepultamento: quais são os documentos exigidos?

Perder um ente querido é uma das situações mais difíceis que podemos enfrentar. Em meio à dor da perda, é desafiador ter que resolver uma série de questões burocráticas para realizar o funeral e o sepultamento. A documentação envolvida é extensa, por isso é preciso saber o que fazer e o que esperar nesse momento.

Neste artigo, vamos te mostrar quais são os documentos exigidos para realizar o sepultamento de um familiar. Entender essa burocracia é importante para você se preparar para a situação e ter mais clareza do que deve fazer. Continue a leitura e confira!

Antes de tudo, o Atestado de Óbito

Assim como o funeral, o sepultamento é uma parte importante do ritual de despedida de um ente querido. Mas para seguir com essas cerimônias, é preciso ter em mãos alguns documentos importantes. O primeiro deles, sem o qual não é possível realizar mais nada, é o Atestado de Óbito.

Também chamado de Declaração de Óbito, esse documento é emitido por um médico e serve para identificar a causa da morte. Assim, nos casos de morte hospitalar, o responsável pela equipe médica é quem assina o Atestado. Porém, se o falecimento aconteceu em casa, existem outros procedimentos.

Para as mortes sem causa conhecida ou acidentais, é preciso enviar o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para que a autópsia seja feita. Finalizado esse processo, o Atestado de Óbito é emitido e é possível seguir com o funeral e o sepultamento.

Documentos necessários para o sepultamento

Após a liberação do corpo, a família deve contratar os serviços funerários, organizar o velório e realizar o sepultamento. A burocracia não acaba com o Atestado de Óbito. Na verdade, como dissemos, esse é apenas o primeiro documento necessário. Entre os demais registros e certidões exigidos para essa situação, podemos citar:

  • Certidão de Nascimento (se for solteiro) ou de Casamento do falecido;
  •  Carteira de Identidade e CPF do falecido;
  • Carteira de Trabalho do falecido;
  • Documentos do familiar solicitante;
  • Requerimento e Alvará de transferência do corpo, caso o sepultamento aconteça em uma cidade ou estado distante do local da morte;
  • Autorização da Vigilância em Saúde Ambiental, também em casos de transporte do cadáver.

A lista de exigências é longa, mas é preciso ter todos esses documentos em mãos para que você consiga realizar o enterro de seu familiar. Não é à toa, portanto, que sempre dizemos que organizar um funeral é um transtorno para aqueles que ficam.

Contar com o auxílio de um plano de assistência funeral pode ser fundamental nesse sentido. Isso porque serão os funcionários da empresa contratada que resolverão toda a papelada, deixando os familiares mais tranquilos. Sem ter que se preocupar com a burocracia, você certamente viverá um luto mais digno.

Conte com a Viva Mais Plan!

Neste artigo, falamos sobre quais são os principais documentos que você precisa reunir para realizar o sepultamento de um familiar. Não é uma situação fácil, mas entender o que deve ser feito pode tornar esse momento menos doloroso e angustiante.

Conte com o suporte da Viva Mais Plan nesse momento tão delicado de sua família. Nossos planos de assistência oferecem tudo o que você precisa para enfrentar as fases iniciais do luto com mais tranquilidade. Entre em contato conosco para saber mais!

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