Perder um ente querido é uma das situações mais difíceis que podemos enfrentar. Em meio à dor da perda, é desafiador ter que resolver uma série de questões burocráticas para realizar o funeral e o sepultamento. A documentação envolvida é extensa, por isso é preciso saber o que fazer e o que esperar nesse momento.
Neste artigo, vamos te mostrar quais são os documentos exigidos para realizar o sepultamento de um familiar. Entender essa burocracia é importante para você se preparar para a situação e ter mais clareza do que deve fazer. Continue a leitura e confira!
Antes de tudo, o Atestado de Óbito
Assim como o funeral, o sepultamento é uma parte importante do ritual de despedida de um ente querido. Mas para seguir com essas cerimônias, é preciso ter em mãos alguns documentos importantes. O primeiro deles, sem o qual não é possível realizar mais nada, é o Atestado de Óbito.
Também chamado de Declaração de Óbito, esse documento é emitido por um médico e serve para identificar a causa da morte. Assim, nos casos de morte hospitalar, o responsável pela equipe médica é quem assina o Atestado. Porém, se o falecimento aconteceu em casa, existem outros procedimentos.
Para as mortes sem causa conhecida ou acidentais, é preciso enviar o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para que a autópsia seja feita. Finalizado esse processo, o Atestado de Óbito é emitido e é possível seguir com o funeral e o sepultamento.
Documentos necessários para o sepultamento
Após a liberação do corpo, a família deve contratar os serviços funerários, organizar o velório e realizar o sepultamento. A burocracia não acaba com o Atestado de Óbito. Na verdade, como dissemos, esse é apenas o primeiro documento necessário. Entre os demais registros e certidões exigidos para essa situação, podemos citar:
- Certidão de Nascimento (se for solteiro) ou de Casamento do falecido;
- Carteira de Identidade e CPF do falecido;
- Carteira de Trabalho do falecido;
- Documentos do familiar solicitante;
- Requerimento e Alvará de transferência do corpo, caso o sepultamento aconteça em uma cidade ou estado distante do local da morte;
- Autorização da Vigilância em Saúde Ambiental, também em casos de transporte do cadáver.
A lista de exigências é longa, mas é preciso ter todos esses documentos em mãos para que você consiga realizar o enterro de seu familiar. Não é à toa, portanto, que sempre dizemos que organizar um funeral é um transtorno para aqueles que ficam.
Contar com o auxílio de um plano de assistência funeral pode ser fundamental nesse sentido. Isso porque serão os funcionários da empresa contratada que resolverão toda a papelada, deixando os familiares mais tranquilos. Sem ter que se preocupar com a burocracia, você certamente viverá um luto mais digno.
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Neste artigo, falamos sobre quais são os principais documentos que você precisa reunir para realizar o sepultamento de um familiar. Não é uma situação fácil, mas entender o que deve ser feito pode tornar esse momento menos doloroso e angustiante.
Conte com o suporte da Viva Mais Plan nesse momento tão delicado de sua família. Nossos planos de assistência oferecem tudo o que você precisa para enfrentar as fases iniciais do luto com mais tranquilidade. Entre em contato conosco para saber mais!
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