A morte é um tema cheio de tabus, principalmente no mundo ocidental. Muitas pessoas têm medo de morrer e de perder seus entes queridos, por isso evitam falar sobre o assunto. Apesar de todo esse bloqueio, a morte está intimamente ligada à nossa existência humana. Por isso, existem estudos científicos sobre ela: é o que faz a tanatologia.
Neste artigo, vamos explicar o que é tanatologia e qual a importância dessa ciência que nos diz muito sobre a morte e o morrer. Continue a leitura e entenda mais sobre esse tema tão importante!
O que é tanatologia?
A palavra tem origem no grego, em que thanatos significa morte e logos significa estudo. Então, tanatologia é o estudo da morte. Assim, tanatologia é a ciência que estuda sobre a morte, se dedicando a entender como as sociedades lidam com esse processo ao longo da história.
Ainda que seja um fenômeno natural, que tem implicações jurídicas e sociais, a morte ainda é um tema cheio de enigmas. O questionamento sobre a existência de vida após a morte é apenas um exemplo disso.
Campos de estudo
Depois de entender o que é tanatologia, vem a seguinte dúvida: afinal, o que essa ciência realmente estuda? A resposta é que existem dois focos de conhecimento: o forense e o psicológico. A seguir, detalharemos cada um deles, confira!
Tanatologia forense
A tanatologia forense é uma parte da medicina legal, que aborda os conhecimentos médicos e técnicos sobre os efeitos da morte no organismo. Ela tem como objetivo determinar as causas da morte e auxiliar em investigações de crimes, por exemplo. Entre outras funções dessa área, podemos destacar:
- Direitos sobre o cadáver;
- Diagnóstico de morte (causas e tempo estimado da morte);
- Necropsia ou autópsia;
- Exumação;
- Embalsamamento;
- Tanatopraxia.
Tanatologia psicológica
Aqui, o objetivo da tanatologia é oferecer suporte psicológico para pacientes com doenças terminais e seus familiares. Em outras palavras, é uma psicologia do luto, que ajuda pessoas que estão vivendo experiências de morte ou de perdas significativas.
Assim, esse é um conhecimento que permite humanizar o atendimento àqueles que estão passando por uma fase de dor e sofrimento. Para profissionais que desejam atuar com cuidados paliativos, por exemplo, estudar sobre a morte e o morrer pode ser de grande valia.
Conte com a Viva Mais Plan
A Viva Mais Plan acredita que precisamos pensar e debater mais sobre assuntos que envolvem a morte, as perdas e o luto. A morte tem sido cada vez mais hospitalizada, distante da família e da sociedade – o que pode nos impedir de entender esse fenômeno como ele realmente é.
Precisamos falar sobre o tema, nos preparar para lidar com as perdas e compreender o ciclo da vida. A tanatologia não busca tornar a morte em um espetáculo, mas sim de dar a devida importância para ela.
Contar com um plano de assistência funeral é compreender que todos merecem um processo de luto digno, com todo o apoio necessário. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços.
Add a Comment