Ansiedade: saiba como ela afeta nossa saúde

Todos nós já tivemos a sensação de que algo ruim poderia acontecer, principalmente em momentos antes de uma apresentação ou entrevista de emprego, por exemplo. Porém, quando tudo vira motivo para uma preocupação extrema, a ansiedade pode virar um transtorno e afetar muito a nossa qualidade de vida.

Existem várias definições para a ansiedade: aflição, angústia ou medo. No sentido técnico, podemos dizer que ela pode nos ajudar ou prejudicar ainda mais a nossa saúde mental, dependendo da intensidade dos sintomas.

Neste artigo, vamos falar sobre como a ansiedade é um problema bastante comum no mundo de hoje e quais são as suas consequências. Além disso, você vai descobrir como tratar essa questão. Continue a leitura e confira!

Quando a ansiedade vira doença?

Acima de tudo, a ansiedade funciona como um estímulo para o nosso corpo entrar em ação, especialmente em situações de fuga ou luta. É por isso que ficamos tensos e alertas: pois essas circunstâncias exigem que a gente esteja preparado. É o que acontece quando presenciamos um assalto ou um acidente, por exemplo.

Mas e quando o nosso cérebro acredita que qualquer situação pode nos colocar em risco? Ou, ainda, quando essa reação é excessiva e desproporcional? Aí, temos um transtorno de ansiedade, que ao invés de nos levar a agir, nos paralisa.

Existem diversos tipos de transtornos, que variam de acordo com a intensidade dos sintomas de ansiedade. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), as fobias (sociais ou específicas) e a síndrome do pânico são os mais frequentes.

Sintomas de ansiedade

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que a ansiedade pode causar em nosso corpo e mente. Afinal, essa é uma doença que pode prejudicar a nossa qualidade de vida como um todo.

Entre os sintomas psíquicos e físicos mais comuns, podemos citar:

  • Preocupação, tensão e medo exagerado, fazendo com que a pessoa não consiga relaxar;
  • Insônia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Pensamentos catastróficos e/ou falta de controle dos pensamentos;
  • Sudorese;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia (coração acelerado);
  • Náusea;
  • Tensão muscular;
  • Tremores.

Existem ainda outros sintomas, menos evidentes, que devem ser observados e relatados para o profissional de saúde mental que o acompanha. Aliás, buscar orientação psicológica é uma das melhores formas de aprender a lidar com a ansiedade, como falaremos a seguir.

Tratamentos

A ansiedade não tem cura, por assim dizer, mas pode ser controlada com o tratamento adequado. Em muitos casos, pode ser necessária a combinação de psicoterapia e medicamentos, por exemplo.

Mas, em todos os casos, a terapia é indispensável. Afinal, será com a ajuda de um psicólogo que a pessoa irá aprender a identificar os gatilhos que causam as crises e como pode agir para minimizar os seus efeitos.

 

Neste artigo, falamos sobre o que é a ansiedade e como ela pode afetar a nossa saúde mental e física. Quando esse problema passa a atrapalhar o nosso dia a dia, é hora de buscar ajuda – e está tudo bem precisar desse auxílio.

A Viva Mais Plan acredita que devemos nos cuidar hoje para viver bem no futuro. Por isso, contamos com benefícios exclusivos para você realizar consultas e exames com muito mais economia. Entre em contato conosco para saber mais!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *