Automedicação: quais são os perigos dessa prática?

Certamente, você já tomou algum medicamento por conta própria ou pediu a opinião de um amigo sobre o melhor remédio para dor de cabeça. A automedicação é uma prática muito comum, especialmente com tanta oferta em drogarias e farmácias, mas que pode trazer consequências graves para a saúde.

Neste artigo, falaremos sobre os riscos da automedicação e porque você deve sempre contar com a orientação de um médico para tomar seus remédios. Continue a leitura e confira!

O que é considerado automedicação?

A automedicação é o ato de tomar remédios por conta própria, sem orientação médica. Os anti-inflamatórios e os analgésicos são os medicamentos mais utilizados para o alívio rápido dos sintomas de dor e febre. Além disso, utilizar remédios que foram prescritos para um tratamento pontual de forma contínua também é caracterizado como automedicação.

Com o grande número de informações médicas disponíveis na internet, muitas pessoas acabam fazendo diagnósticos por conta própria – e tomando remédios também. Porém, o uso indiscriminado de medicamentos é uma das principais causas de intoxicação no Brasil e é hoje um problema de saúde pública.

Quais os riscos da automedicação?

Todo medicamento possui efeitos colaterais, por isso, se for ingerido de forma incorreta, pode causar mais malefícios do que benefícios para o nosso organismo. A seguir, confira os principais riscos da automedicação:

  • Intoxicação: tomar a dose incorreta dos medicamentos pode prejudicar a sua eficácia ou até mesmo levar a uma intoxicação por overdose.
  • Interação medicamentosa: se você toma remédios de forma contínua, o medicamento que ingerir por conta própria pode reagir ao entrar em contato. Isso pode potencializar ou anular o efeito dos remédios.
  • Comprometimento do diagnóstico: ao utilizar remédios para alívio imediato da dor ou mal-estar, você pode esconder a real causa dos sintomas. Dessa forma, a doença não será tratada corretamente e pode até mesmo se agravar.
  • Reações alérgicas: se você tem alergia a algum componente da fórmula, tomar medicamentos por conta própria pode acarretar uma crise.
  • Dependência: algumas substâncias, ao serem utilizadas por um tempo maior do que o recomendado, podem causar vício e dependência.
  • Resistência ao medicamento: o uso indiscriminado de um medicamento pode aumentar a resistência dos microorganismos causadores da doença. No caso dos antibióticos, por exemplo, isso pode atrapalhar a eficácia de tratamentos posteriores.

O uso incorreto de medicamentos no inverno

Com a chegada dos dias de inverno, a umidade do ar fica mais baixa e as temperaturas ficam mais baixas. Essa combinação de fatores, além de baixar a imunidade, também contribui para a proliferação de vírus e bactérias. Então, muita gente ignora os perigos da automedicação e utiliza medicamentos como antitérmicos, analgésicos, anti-inflamatórios e descongestionantes nasais – tudo isso sem prescrição médica.

Porém, o melhor a se fazer nesse momento é marcar uma consulta médica, para obter o diagnóstico correto e evitar problemas mais graves.

 

Neste artigo, falamos sobre a automedicação e como ela apresenta riscos para a nossa saúde. Tomar remédios por conta própria pode fazer mais mal do que bem para o organismo, por isso é fundamental sempre buscar orientação médica.

A Viva Mais Plan acredita que devemos cuidar de nossa saúde todos os dias – seja por meio de hábitos saudáveis, seja por meio de exames e consultas regulares. Por isso, contamos com benefícios exclusivos para você economizar e ainda se manter saudável. Entre em contato conosco para saber mais!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *