Auxílio funeral: qual a diferença para a assistência funeral?

O falecimento de um ente querido é um momento delicado para aqueles que ficam. Além de lidar com a dor da perda, existem as questões burocráticas e financeiras relacionadas à organização do velório e do sepultamento. É nesses momentos que contar com serviços como o auxílio funeral e a assistência funeral podem fazer toda a diferença.

É sobre este assunto que falaremos neste artigo. Continue a leitura e entenda!

Apesar de ambos oferecerem mais conforto e tranquilidade para os familiares, o auxílio funeral e a assistência funeral têm algumas diferenças entre si.

O que é auxílio funeral?

O auxílio funeral é uma espécie de seguro que ajuda o contratante com as despesas geradas desde o momento da morte até o sepultamento. Neste tipo de serviço, a empresa garante o reembolso dos gastos. Para isso, basta que os familiares apresentem todas as notas fiscais que comprovem os custos.

Normalmente, o auxílio funeral é adicionado em apólices de seguro de vida ou outros tipos de seguro, como de condomínio, residencial ou empresarial. Assim, como qualquer outro tipo de seguro, o reembolso estará sujeito ao limite contratado anteriormente. Se o valor acordado for de R$15 mil e os custos forem de R$20 mil, por exemplo, os R$5 mil restantes devem ser pagos do próprio bolso.

Nesta modalidade, os serviços funerários são contratados diretamente pela família. Escolhas como local do funeral, tipo de caixão, jazigo, entre outros, ficam por conta do familiar que está organizando as cerimônias e lidando com as burocracias.


Por um lado, isso garante flexibilidade para os familiares, que precisam apenas comprovar os gastos relativos ao funeral para a seguradora. Por outro lado, é preciso ficar atento ao valor limite da indenização contratada, para que não aconteçam surpresas financeiras desagradáveis.

O que é auxílio funeral?

O auxílio funeral é uma espécie de seguro que ajuda o contratante com as despesas geradas desde o momento da morte até o sepultamento. Neste tipo de serviço, a empresa garante o reembolso dos gastos. Para isso, basta que os familiares apresentem todas as notas fiscais que comprovem os custos.

Normalmente, o auxílio funeral é adicionado em apólices de seguro de vida ou outros tipos de seguro, como de condomínio, residencial ou empresarial. Assim, como qualquer outro tipo de seguro, o reembolso estará sujeito ao limite contratado anteriormente. Se o valor acordado for de R$15 mil e os custos forem de R$20 mil, por exemplo, os R$5 mil restantes devem ser pagos do próprio bolso.

Nesta modalidade, os serviços funerários são contratados diretamente pela família. Escolhas como local do funeral, tipo de caixão, jazigo, entre outros, ficam por conta do familiar que está organizando as cerimônias e lidando com as burocracias.

Por um lado, isso garante flexibilidade para os familiares, que precisam apenas comprovar os gastos relativos ao funeral para a seguradora. Por outro lado, é preciso ficar atento ao valor limite da indenização contratada, para que não aconteçam surpresas financeiras desagradáveis.

O que é assistência funeral?

A assistência funeral tem um modelo diferente de funcionamento. Ao contrário do auxílio funeral, neste caso não há reembolso dos valores gastos com o funeral. Aqui, a proposta é que a empresa contratada resolva todas as questões burocráticas pela família, desde a liberação do corpo até o sepultamento.

A premissa básica de um serviço de assistência funeral é oferecer mais amparo e conforto para aqueles que estão lidando com uma perda recente. Sem ter que se preocupar com documentações e gastos, é possível viver um luto mais digno, perto daqueles que se ama.

Nesta modalidade, o contratante paga uma pequena parcela mensal para a empresa, garantindo que terá maior tranquilidade no momento do falecimento.

Algumas atividades que geralmente estão inclusas nos planos de assistência funeral são:

  • Atendimento 24h;
  • Auxílio de um profissional especializado para cuidar das formalidades como liberação do corpo e outros documentos;
  • Urnas funerárias e ornamentações;
  • Preparação e traslado do corpo;
  • Locação da sala de velório;
  • Realização do sepultamento ou cremação.

Conforme dissemos ao longo do artigo, a opção pelo auxílio funeral ou pela assistência funeral dependerá das necessidades da família. Enquanto o auxílio garante o reembolso financeiro, a assistência oferece o suporte para que a família não se preocupe com as questões burocráticas do funeral.

Os Planos Funerais da Viva Mais Plan dão o apoio necessário à família na ocasião do falecimento de um de seus entes queridos. Assim, evitamos o desconforto, a burocracia e os gastos abusivos nesta hora tão difícil.

Entre em contato conosco para saber mais!

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