Antes de tudo, se você chegou até este artigo é porque, provavelmente, perdeu um ente querido e precisou passar por todo o processo burocrático e de sepultamento.
Por isso, além de explicar os procedimentos após a morte, queremos nos compadecer por sua perda.
Nesse artigo, vamos mostrar o que você deve fazer com a documentação de uma pessoa que faleceu recentemente, assim que você lidar com o luto. Continue a leitura.
Cancele documentos e contas pessoais do falecido
Do mesmo modo que ao longo da vida foi necessário emitir uma infinidade de documentos pessoais, quando falecemos é preciso que alguém cuide para garantir que os nossos documentos pessoais sejam cancelados.
Sobretudo, ao cancelarem os nossos documentos pessoais após a nossa morte, evita-se que eles sejam usados por criminosos.
Veja a seguir o que e onde cancelar:
CPF
Para fazer o cancelamento do CPF basta o familiar comparecer até uma unidade da Receita Federal e apresentar a certidão de óbito, o CPF do falecido e um documento de identidade.
Porém, se o falecido deixou bens, não é possível cancelá-lo imediatamente, mas sim transformá-lo em um CPF temporário até que haja definição do espólio para, então, ser definitivamente cancelado.
Título de Eleitor
Geralmente, a Zona Eleitoral costuma fazer o cancelamento de modo automático por cruzamento de informações entre o cadastro de eleitores e o de óbitos da Previdência Social.
Em último caso, se houver falha, a família deverá comparecer à zona eleitoral e apresentar a certidão de óbito e o título de eleitor do falecido.
Contas bancárias
Assim que tomam conhecimento do falecimento de um correntista, os bancos automaticamente bloqueiam o acesso à conta.
Isso porque todo o dinheiro deve ser adicionado ao inventário de heranças para divisão justa.
Em outras palavras, o responsável pelo saque fica encarregado por ordem jurídica a dar o dinheiro aos herdeiros.
Portanto, o correto é notificar o banco diretamente no qual o falecido era correntista para apresentar os documentos de identidade e a certidão de óbito para proceder o encerramento.
Documentos gerais
Com a certidão de óbito em mãos, a Carteira de Trabalho do falecido deve ser apresentada diretamente na Superintendência Regional do Trabalho para dar baixa.
No caso da carteira de motorista, o familiar deverá comparecer ao Detran.
O RG geralmente é automaticamente cancelado por comunicação direta entre os cartórios. Caso isso não ocorra, o familiar precisa ir até a Secretaria de Segurança do seu estado com a certidão de óbito.
Como você deve ter percebido, existem muitas ações que precisam ser tomadas depois que uma pessoa é sepultada ou cremada.
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