Casa de repouso ou asilo para idosos: qual a diferença?

À primeira vista, essas duas palavras parecem ser a mesma coisa, além de estarem associadas ao abandono familiar. Porém, casa de repouso e asilo possuem muitas diferenças entre si, que precisam ser reforçadas e desmistificadas.

Quando um idoso não pode mais morar sozinho e a família não tem como dar a devida atenção em tempo integral às suas necessidades, surge um dilema. Contratar um cuidador ou uma casa de repouso?

Normalmente, a segunda opção é descartada pela associação negativa com a palavra asilo. No entanto, trata-se justamente do contrário: a casa de repouso é uma excelente opção de cuidado e proteção à saúde de nossos familiares na velhice.

Neste artigo, falaremos sobre as diferenças entre casa de repouso e asilo para idosos. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Asilo: o que é?

Por definição, asilo é um local onde se está em segurança. É um refúgio, um abrigo. Portanto, o asilo é uma instituição filantrópica ou governamental que abriga pessoas em situação de vulnerabilidade. Normalmente, as pessoas acolhidas nessas entidades são crianças órfãs ou idosos desamparados.

Criou-se uma imagem muito negativa sobre o asilo para idosos. Geralmente, associamos esse local ao abandono, quando famílias se “desfazem” de seus entes mais velhos e acabam os deixando aos cuidados de outras pessoas.

Atualmente, porém, a realidade é outra. Muitos asilos oferecem qualidade de vida aos seus idosos, além de contar com uma estrutura adequada.

Casa de repouso: quais são as características?

A casa de repouso para idosos, por sua vez, é uma instituição voltada para o atendimento personalizado aos pacientes. Pessoas acima de 60 anos, com ou sem dependência, podem ser atendidas por esses locais, que oferecem cuidados e tratamentos especializados.

Nas casas de repouso, uma equipe multidisciplinar está à disposição 24h por dia para cuidar da saúde, alimentação, higiene e lazer dos idosos. Os funcionários dessas entidades incluem, dentre outros, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos.

De modo geral, existem três tipos de casa de repouso:

  1. Instituição de longa permanência: normalmente, essa é a alternativa escolhida para os casos em que o idoso possua alguma dependência ou apresente riscos ao ficar sozinho em casa.
  2. Hospedagem de curta duração: essa opção é ideal para as pessoas que estão em recuperação pós-cirúrgica e necessitam de cuidados especiais.
  3. Daycare ou Centro Dia: são indicados para os idosos que possuem certo nível de independência, mas que não dispensam os momentos de socialização e relaxamento.

Pode-se dizer, nesse sentido, que as casas de repouso oferecem serviços mais amplos do que os asilos para idosos.

Neste artigo, falamos sobre as distinções entre uma casa de repouso e um asilo para idosos. Apesar de serem termos normalmente usados como sinônimos, eles têm claras diferenças entre si. O que permanece o mesmo, entretanto, é o cuidado e atenção às necessidades de seus hóspedes.

A Viva Mais Plan acredita que devemos nos planejar para oferecer uma vida digna para aqueles que amamos, assim como um luto digno para toda a família. Afinal, pensar no futuro é cuidar do hoje.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos planos!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *