Cemitério vertical: conheça esse tipo de sepultamento

Você já ouviu falar em cemitério vertical? Este é um novo modelo arquitetônico que busca otimizar o espaço urbano, preservar o meio ambiente e ainda oferecer mais conforto para a família enlutada.


O cemitério vertical é bem diferente dos tradicionais: ele se parece com um edifício comum e quem o vê por fora dificilmente imagina que se trata de um local destinado para sepultamentos.

Grande tendência nas metrópoles, o cemitério vertical é uma estrutura em que os caixões são colocados em gavetas dispostas verticalmente. Essa simples mudança de orientação oferece diversos benefícios – e é sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Continue a leitura e confira!

O que é cemitério vertical?

Antes de tudo, é preciso recordar o modelo de funcionamento dos cemitérios horizontais. Tradicionalmente, o sepultamento acontece abaixo do nível do solo, por isso geralmente é chamado de enterro.


No cemitério vertical, conforme dissemos anteriormente, os caixões são guardados em gavetas, dispostas uma “em cima” da outra. Isso otimiza o espaço e torna o local menos “intimidador”, tornando menos incômodas as visitas aos túmulos dos entes queridos que se foram.
Essa é uma solução inteligente para o crescimento urbano, permitindo que os cemitérios sejam construídos dentro da cidade, sem precisar de um lugar afastado.

Benefícios do cemitério vertical

Os sepultamentos verticais oferecem diversos benefícios, a curto, médio e longo prazo. A seguir, confira as vantagens de se optar por esse tipo de cemitério particular:

Não prejudica ao meio ambiente

Você já parou para pensar em como o modelo tradicional de sepultamento pode ser prejudicial para a natureza?


Como os corpos são enterrados em contato com o solo, os gases e o necrochorume liberados na decomposição vão parar nos lençóis freáticos, contaminando-os. Isso sem falar no cheiro desagradável que pode surgir em razão dessa decomposição.


Nos cemitérios verticais, essas questões são resolvidas de maneira inteligente: dentro dos túmulos, existe uma tubulação responsável por filtrar os gases tóxicos. Assim, antes de serem liberados para a atmosfera, eles são purificados e neutralizados.


Além de não prejudicar o meio ambiente, esse método de sepultamento acelera o processo de decomposição, que passa a ser de 6 a 8 meses.

Otimiza o espaço urbano

A princípio, os cemitérios verticais foram criados justamente para resolver a questão da falta de espaço nas grandes cidades.


No novo modelo, a área necessária para a criação do cemitério é bem menor, justamente em razão de os corpos serem sepultados em gavetas uma acima da outra.

Oferece mais conforto e acessibilidade para as famílias

Nos cemitérios tradicionais, os túmulos geralmente são dispostos em terrenos íngremes, com pouco espaço entre um e outro. Além disso, são locais abertos, por isso fatores externos como chuva e sol muito forte podem atrapalhar as visitas dos familiares. 

Durante o sepultamento, também é complicado para os amigos e familiares se locomoverem, o que pode causar transtornos. 

Por outro lado, nos cemitérios verticais, a cobertura do prédio permite que a visita seja realizada a qualquer momento, sem dificuldades de movimentação. 

Outros benefícios que esses locais oferecem são:

  • Rampas de acesso;
  • Sinalização adequada para pessoas com deficiência visual;
  • Monitoramento e alarmes 24h por dia;
  • Elevadores, em alguns casos.

Neste artigo, falamos sobre como o cemitério vertical tem se mostrado uma excelente opção para sepultamentos em centros urbanos.

Ficou convencido de que o cemitério vertical é a melhor opção de sepultamento? Então, ao contratar seu plano de assistência funerária, não deixe de manifestar sua preferência. Assim, quando você acionar o serviço, os agentes funerários já irão organizar tudo da maneira desejada.

Na Viva Mais Plan, você conta com uma equipe qualificada para cuidar de todo o processo do funeral e sepultamento.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!

Tags: No tags

Comments are closed.