Cuidar dos pais na velhice: lidando com os desafios

A vida é feita de ciclos. Quando nascemos e durante toda a nossa infância, precisamos de cuidados afetivos e com nossa saúde. Porém, quando chegamos à nossa vida adulta, os papéis se invertem e muitos filhos passam a ter que cuidar dos pais.

Cada vez mais, a expectativa de vida da população aumenta – e cada vez mais pessoas terão que cuidar dos pais na velhice. Em meio a tantas responsabilidades, como trabalho, tarefas domésticas e vida pessoal, voltar a atenção para as necessidades de nossos pais é uma situação desafiadora.

Neste artigo, falaremos sobre como a tarefa de cuidar dos pais é algo que exige esforço, mas que pode ser positiva para todos os envolvidos. Continue a leitura e confira nossas dicas!

O momento de cuidar dos pais

Quando nos vemos na situação de cuidar dos pais na velhice, diversos sentimentos podem surgir. Acima de tudo, muita gente acredita que esse é um gesto de gratidão e retribuição. Mas isso irá depender da relação que foi estabelecida até aquele momento, além do preparo emocional e financeiro para lidar com a nova realidade.

Conforme vamos envelhecendo, vamos perdendo a autonomia e, aos poucos, passamos a depender de outras pessoas. Seja pelas condições da idade ou por doenças, essas mudanças são significativas e todos temos que nos adaptar.

Muitas pessoas optam por enviar seus familiares para casas de repouso, outras preferem contratar cuidadores – e outras cuidam de seus pais em casa. De qualquer forma, os papéis se alteram e devemos estar preparados.

Contornando os desafios

Legal e moralmente falando, é dever dos filhos cuidar dos pais idosos. Porém, para que a convivência familiar possa ser tranquila, é preciso tomar alguns cuidados. A seguir, confira nossas dicas para tornar essa experiência positiva e enriquecedora:

  • Acione sua rede de apoio: não é obrigação de uma única pessoa cuidar do idoso, especialmente se houver outros irmãos na família. Conte com toda a ajuda que precisar e divida as tarefas e responsabilidades igualmente entre todos os familiares.
  • Entenda as adaptações que precisam ser feitas: sua rotina e sua casa não serão mais as mesmas. Instalar barras de apoio no banheiro, por exemplo, é algo fundamental para a segurança dos idosos. Da mesma forma, será preciso organizar seu tempo para dar a devida atenção.
  • Dê autonomia: dentro das possibilidades, permita que os idosos realizem tarefas domésticas ou outras atividades. Lembre-se que seus pais não são crianças e sentem que precisam ser úteis.
  • Prepare-se financeiramente: nesse momento, os gastos com medicamentos, mudanças na casa e até com cuidadores podem ser bastante altos. Por isso, é preciso estar preparado. Organize sua vida financeira para conseguir viver essa fase de forma tranquila.

 

Neste artigo, falamos sobre como cuidar dos pais pode ser desafiador para todos nós. Com a inversão dos papéis, costumam surgir muitas dúvidas e medos, mas essa é uma situação que pode nos trazer grandes aprendizados. A vida é feita de ciclos e precisamos atravessá-los.

A Viva Mais Plan acredita que devemos estar preparados para o futuro para podermos aproveitar o hoje. Por isso, nossos planos funerais oferecem a tranquilidade e o conforto que sua família precisa no momento do luto. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *