Datas comemorativas: como lidar com o luto

O luto e as datas comemorativas nem sempre são coisas opostas. O Dia de Finados, por exemplo, é uma data em que podemos realizar homenagens póstumas e celebrar a memória daqueles que se foram. O dia do aniversário do falecido também é uma oportunidade para relembrar como ele comemorava a vida.

No entanto, as “primeiras vezes”, ou seja, as primeiras datas comemorativas sem o ente querido por perto podem ser bastante dolorosas. Aniversário, Dia das Mães e/ou Dia dos Pais, Natal e outras datas. Celebrá-las pode parecer impossível agora, mas elas fazem parte do processo de superação do luto.

Neste artigo, vamos falar sobre como as datas comemorativas são importantes para a vivência do luto, sempre respeitando seus processos. Continue a leitura e confira!

Cada luto é único

O processo de luto é extremamente pessoal. Cada pessoa é única e vivencia a dor de uma forma particular, da mesma maneira que cada relação tem sua singularidade. Por isso, a dor do luto também será sem igual.

Por outro lado, pode-se dizer que existem cinco fases do luto que se repetem – e que devem ser vivenciadas. Atravessar esses estágios nos ajuda a enfrentar a dor e aprender a conviver com ela. As etapas do luto são:

  • Negação;
  • Raiva;
  • Barganha;
  • Depressão;
  • Aceitação.

Nem sempre as fases acontecem nessa ordem, já que cada pessoa tem seu próprio processo. No entanto, o importante é se permitir sentir cada um desses sentimentos e enfrentar a dor da perda com sabedoria.

Lidando com o luto em datas comemorativas

A saudade é um sentimento complicado, que pode se acentuar ainda mais em ocasiões como aniversário de falecido ou outras datas comemorativas. Nas primeiras vezes, especialmente em situações de festa em que a família se reúne, pode surgir a vontade de se isolar e não participar. E não há problema em decidir se isolar por um tempo: o importante é se permitir sentir tudo e decidir seguir em frente.

É preciso reaprender a conviver com essas datas e ressignificá-las. É o caso de muitas pessoas que, após perderem os pais, voltam a comemorar o Dia dos Pais somente depois de terem seus próprios filhos.

Permita-se estar perto de quem você ama, dar risadas e se sentir bem. Ter bons momentos não significa que você não está sofrendo pela perda de seu ente querido, apenas que está seguindo sua própria vida.

Acima de tudo, é disso que se trata o processo de luto: nos reorganizar emocionalmente para nos adaptar à nova vida. Devemos assimilar a ausência daqueles que partiram e celebrar as datas especiais junto daqueles que nos querem bem.

 

Neste artigo, falamos sobre como lidar com o luto em datas comemorativas e sobre a importância de respeitar os próprios sentimentos. Enfrentar a dor da perda não é fácil, mas precisamos elaborar esse processo para que possamos seguir em frente.

A Viva Mais Plan acredita que devemos aprender a pensar e falar sobre a morte, para que o luto seja um processo menos doloroso. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o apoio que sua família precisa em um momento tão delicado. Entre em contato conosco para saber mais!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *