Diabetes: como é o diagnóstico e quais os tratamentos?

Receber o diagnóstico de diabetes nem sempre é fácil. Afinal, essa é uma doença séria e que pode causar diversas complicações para a saúde. Mas com informações confiáveis e mudanças de hábitos, podemos conviver com ela e levar uma rotina normal.

Neste artigo, vamos explicar o que é a diabetes, quais são os tipos da doença, como ela é diagnosticada e como pode ser tratada. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é diabetes?

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento de glicose (açúcar) no sangue. Esse aumento pode acontecer porque o corpo não produz insulina ou produz em quantidade reduzida. A insulina é o hormônio responsável por transformar a glicose em energia para as células, por isso, se ela não funciona, há o acúmulo de açúcar.

De forma geral, existem 4 tipos de diabetes, que iremos explicar a seguir.

Tipo 1

Esse é o tipo de diabetes menos comum e é considerado uma doença autoimune. Isso porque, nesse caso, o próprio corpo ataca as células do pâncreas que produzem insulina. Então, o hormônio não é produzido, a glicose não é transportada para as células e se acumula no sangue.

Normalmente, o diagnóstico de diabetes tipo 1 é feito na infância ou na adolescência, porque é uma condição genética. Também é necessário fazer a aplicação diária de insulina – sem isso, esses pacientes podem ter sérias complicações de saúde.

Tipo 2

Esse tipo de diabetes é resultado da resistência à insulina que é desenvolvida ao longo dos anos, principalmente em razão de maus hábitos alimentares. É o tipo mais comum da doença e pode ser controlado com mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, com medicamentos.

Gestacional

Como o próprio nome indica, esse tipo de diabetes surge durante a gravidez, quando a placenta passa a produzir hormônios que impedem a ação da insulina. Normalmente, os níveis de glicose no sangue se normalizam depois do parto. 

Pré diabetes

Esse termo é usado para indicar aqueles pacientes que têm potencial para desenvolver a doença, pois estão com os níveis de açúcar no sangue alterados. Dessa forma, ainda há tempo de reverter o quadro e evitar complicações, com mudanças de hábitos.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de diabetes é feito por meio de um conjunto de exames de sangue, que permitem avaliar os níveis de glicose no organismo. Entre os principais estão:

  • Glicemia de jejum: mede a quantidade de açúcar no sangue após um período de jejum, normalmente de 8 horas.
  • Hemoglobina glicada: avalia a quantidade de açúcar presente no sangue nos últimos meses, funcionando como um rastreamento da diabetes;
  • Teste de tolerância à glicose: também chamado de curva glicêmica, nesse exame o paciente deve colher várias amostras de sangue e ingerir um xarope de glicose.

Tratamentos para diabetes

Os tratamentos para diabetes irão variar de acordo com o tipo da doença. Porém, uma das principais formas de controlar os níveis de açúcar no sangue é fazer mudanças no estilo de vida, melhorando a alimentação e praticando atividades físicas.

Como dissemos, para os pacientes com diabetes tipo 1, o tratamento é a aplicação de insulina diariamente. Para diabetes tipo 2 e gestacional, o tratamento pode ser feito apenas com alterações nos hábitos alimentares, em alguns casos. Por outro lado, pode ser necessário o uso de medicamentos ou insulina, se a resistência estiver muito alta.

 

Neste artigo, falamos sobre o que é diabetes, como ela é identificada e quais são os tratamentos recomendados para cada tipo. De modo geral, a melhor forma de prevenir e tratar a doença é cuidar da alimentação.

A Viva Mais Plan acredita que devemos nos cuidar sempre, para vivermos um futuro melhor. Por isso, contamos com benefícios exclusivos para você manter a saúde em dia e ainda economizar. Entre em contato para saber mais!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *