Já estamos acostumados com as campanhas realizadas em novembro, sobre a conscientização a respeito do câncer de próstata. Mas a verdade é que o exame de próstata pode e deve ser feito em qualquer mês do ano.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância da realização do exame de próstata e como esses procedimentos podem contribuir para a saúde do homem. Então, continue a leitura e confira mais informações sobre esse assunto!
Existe apenas um tipo de exame de próstata?
Acima de tudo, o exame de próstata é um dos principais aliados no diagnóstico precoce do câncer e outras alterações nessa glândula masculina. Ele deve ser feito anualmente por homens acima dos 50 anos de idade – daí a importância da campanha Novembro Azul.
O mais conhecido exame de próstata é o toque retal, que infelizmente ainda é tabu para muitos homens. Mas existem outras análises que podem ser feitas – e muitas pessoas têm dúvidas sobre como é feito o exame de próstata. Confira mais informações a seguir:
Toque retal
Conforme dissemos, é o exame mais conhecido. É indolor, dura menos de um minuto e tem como objetivo verificar se a próstata está maior ou mais dura do que deveria. Além disso, é possível avaliar se existe algum caroço na glândula. Esse exame é feito no consultório do urologista.
PSA
Esse exame de sangue avalia a quantidade de Antígeno Prostático Específico (PSA) presente no organismo. Essa é uma proteína produzida pela próstata e, em grandes quantidades, pode indicar a presença de inflamação, infecção ou câncer na glândula.
Ultrassom transretal
Avalia o tamanho da próstata e identifica alterações em sua estrutura. No entanto, como é um exame invasivo, não precisa ser realizado anualmente e é indicado nos casos em que há alteração no toque retal e PSA.
Medição do jato de urina
Quando há alterações na próstata, o jato de urina fica mais fraco e lento. Por isso, esse exame é útil nos casos em que o câncer de próstata já foi detectado, para acompanhar o seu desenvolvimento.
Exame de urina de laboratório
O exame PCA3 é específico para avaliar a presença de câncer de próstata – e a agressividade desse tumor. Assim, auxilia na escolha do melhor tratamento para a doença.
Biópsia
Esse é um exame feito para confirmar as alterações na glândula. Consiste na retirada de um pequeno pedaço de tecido para avaliação em laboratório. Normalmente, o urologista solicita a biópsia juntamente com o ultrassom transretal.
Qual a importância do exame de próstata?
Como dissemos, o exame da próstata é fundamental para acompanhar a saúde do homem. Assim, ele tem como objetivos:
- Verificar se há alterações na glândula, tais como nódulos, aumento de tamanho ou outros problemas;
- Acompanhar a evolução do câncer;
- Indicar o melhor tratamento para a doença.
Neste artigo, falamos sobre os diversos tipos de exame de próstata e como cada um deles é feito. Além disso, ressaltamos a importância desse acompanhamento anual para a manutenção da saúde masculina. Cuidar da saúde também é coisa de homem – e deve acontecer para além do Novembro Azul.
A Viva Mais Plan acredita que planejar o amanhã é a melhor forma de viver o presente. Por isso, contamos com benefícios exclusivos para você realizar consultas e exames médicos com muita economia! Entre em contato conosco para saber mais!
Add a Comment