Apesar de ser muito comum, a hemorroida ainda é um assunto cheio de tabus. Estima-se que cerca de metade da população adulta terá esse incômodo em algum momento da vida. Por isso devemos falar sobre essa doença e sobre como cuidar de nossa saúde.
Caracterizada pela inflamação e inchaço dos vasos sanguíneos da região anal, a hemorroida é uma condição que pode causar desconfortos, dores e sangramentos. Continue a leitura para saber mais sobre esse quadro e quais os tratamentos mais eficazes!
O que é hemorroida?
Como dissemos, hemorroida é uma doença que faz com que as veias ao redor do ânus ou do reto se inflamem, causando dor e sangramento. Existem dois tipos de hemorroidas: as internas e as externas.
No caso das hemorroidas internas, elas estão localizadas logo acima do esfíncter anal e não causam sintomas dolorosos. Então, a pessoa só nota que está com esse problema quando há presença de sangue nas fezes ou no papel higiênico.
Por outro lado, as hemorroidas externas são caracterizadas por pelotas de sangue ao redor do ânus, que causam dor e desconforto.
Outros sintomas incluem:
- Dor aguda na região anal, que pode piorar ao evacuar ou se sentar;
- Coceira na região;
- “Pelota” perceptível no ânus;
- Pequenos sangramentos.
Causas da hemorroida
Existem várias causas para o surgimento das inflamações da circulação sanguínea nesses vasos. De modo geral, essas alterações podem ocorrer devido a problemas intestinais como a constipação ou diarreia, bem como gravidez e/ou parto.
Além disso, o estilo de vida da pessoa também pode causar o surgimento desse desconforto: sedentarismo, dieta pobre em fibras, obesidade e segurar as fezes por muito tempo.
Diagnóstico e tratamentos
Após entender o que é hemorroida, você deve estar se perguntando como é feito o diagnóstico e os tratamentos disponíveis. Sobretudo no caso das inflamações externas, o próprio paciente pode identificar a sua presença. Porém, em muitos casos, pode ser necessário contar com a orientação de um proctologista, médico especialista em órgãos como intestino, reto e ânus.
Durante a consulta, o médico irá avaliar o quadro clínico, fazer exames e indicar o melhor tratamento. Nos estágios iniciais, apenas o aumento do consumo de fibras e água pode ser o suficiente. Nesse sentido, também pode ser necessário aplicar pomadas e tomar anti-inflamatórios para aliviar as dores. Em quadros mais avançados, indica-se a realização de cirurgia.
Lembre-se: a melhor pessoa para indicar os tratamentos para hemorroida mais adequados é o seu médico. Por isso, logo que sentir desconfortos na região, não deixe de procurar o especialista.
Neste artigo, falamos sobre o que é a hemorroida, suas causas e tratamentos. Essa é uma condição bastante comum, mas que devemos cuidar para que não se agrave.
A Viva Mais Plan acredita que devemos nos planejar para viver uma vida saudável. Por isso, contamos com benefícios exclusivos para você fazer exames e consultas com muito mais economia! Entre em contato conosco para saber mais!
Add a Comment