Medo da morte: como superar?

Evitamos pensar ou falar sobre o assunto. Uma das únicas grandes certezas que temos é a de que nossa vida é finita – todos iremos morrer. Apesar disso, o medo da morte é muito presente em nossa cultura, justamente porque evitamos falar sobre ela.

O medo da morte pode ter diversos motivos, que falaremos ao longo deste artigo. Para superar esse temor, precisamos entender de onde ele vem, nos conhecer e nos questionar.

Continue a leitura e confira nossas dicas para te ajudar a superar o medo de morrer ou perder entes queridos!

De onde vem o medo da morte?

De certa forma, o medo da morte é natural. Afinal, tememos o desconhecido. Esse é um assunto que pode nos causar certa ansiedade e angústia, por isso evitamos falar sobre ele.

Também há um forte aspecto cultural para evitarmos pensar sobre a finitude da vida. Nas propagandas e anúncios, todos são eternamente jovens. Nossos idosos são enviados para asilos ou casas de repouso. Na maioria das vezes, as mortes ocorrem em hospitais, longe de nossos olhos. Assim, a morte se torna um tabu.

Mas é preciso refletir sobre o tema, descobrir as raízes dessa aversão tão grande. A seguir, falaremos sobre as principais razões pelas quais as pessoas têm tanto medo da morte, confira!

  • Medo de causar sofrimento e luto: muitos pais e mães têm medo de morrer e deixar seus filhos desamparados. Da mesma forma, filhos temem partir e causar sofrimento aos pais e esposas se preocupam por deixar seus maridos sozinhos. Nesse caso, o sofrimento acontece ao pensar no outro.
  • Medo da vida: muitas pessoas têm medo de falecer sem ter vivido uma vida realmente satisfatória, sem muitas conquistas ou sem aproveitar as oportunidades.
  • Medo de sofrer: em muitos casos, o que há não é o medo da morte em si, mas o temor de um fim trágico ou doloroso.

O medo da morte de entes queridos ou até mesmo da própria morte pode ser natural, mas precisamos enfrentá-los para viver uma vida plena. É importante nos lembrarmos de que a morte faz parte da vida e que, mais cedo ou mais tarde, teremos que lidar com essa finitude.

Como superar o medo?

Entender de onde vêm os nossos receios é fundamental para descobrirmos como superar o medo da morte. Não adianta negar ou evitar falar sobre o assunto: quando encaramos a certeza da morte, valorizamos nossos dias e aproveitamos tudo que eles nos proporcionam.

O contrário do medo não é a coragem, mas sim a fé. Não somente uma fé espiritualizada, mas a crença de que tudo ficará bem. Quando temos medo de morrer em um avião, por exemplo, deixamos de fazer várias viagens. Por outro lado, se acreditamos que vai ficar tudo bem, podemos nos permitir ir e relaxar.

A melhor maneira de perder o medo da morte é aprender a viver a vida. Aproveitar o hoje, junto daqueles que amamos, sempre com a consciência de que nada é eterno. Isso nos ajuda a valorizar cada momento e nos prepara para lidar com o luto.

A Viva Mais Plan acredita que planejar o futuro é desfrutar melhor o presente. Por isso, nossos planos e benefícios oferecem mais tranquilidade e conforto para milhares de famílias.

Entre em contato conosco para saber mais!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *