Certamente você já ouviu algum relato de mulheres que descobriram um mioma uterino. Esse tipo de tumor benigno é bastante comum e atinge cerca de 50% das mulheres em idade fértil.
Apesar de não apresentar riscos para a saúde da mulher, muitas pacientes temem descobrir um mioma uterino, acreditando se tratar de uma condição grave. Neste artigo, falaremos sobre o que é um mioma e quais são as suas causas. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
O que é o mioma uterino?
O mioma uterino é um tumor benigno que surge em decorrência de uma desordem hormonal e que afeta quase metade das mulheres.
Os miomas nada mais são do que nódulos que se formam nas fibras musculares do útero. De consistência firme e cor esbranquiçada, esses tumores geralmente são múltiplos.
Basicamente, existem três tipos de miomas no útero: subserosais (na superfície externa), intramurais (na espessura da parede do órgão) e submucosas (dentro da cavidade). Enquanto os primeiros costumam ser assintomáticos, os dois últimos apresentam sintomas mais evidentes, já que afetam o endométrio.
Quais são as causas do mioma uterino?
Conforme dissemos anteriormente, a maior parte dos casos de mioma no útero têm causa hormonal. O estrogênio é o principal causador dessa doença, por isso é tão comum que ela apareça no período máximo de reprodutividade feminina. Além disso, na menopausa o volume de miomas tende a diminuir.
Também há uma forte predisposição genética para a doença, isto é, se você tem histórico familiar da doença, é preciso ficar atento. Também há outros fatores de risco, como obesidade e nuliparidade (não ter filhos).
Sintomas de mioma uterino
Um terço dos miomas não apresentam sintomas, mas podem ser facilmente identificados nos exames ginecológicos de rotina. Por outro lado, os outros dois terços podem causar uma dor intensa na região pélvica.
Além do desconforto, outros sintomas de mioma uterino que podem surgir são:
- Sangramento uterino anormal;
- Pressão na bexiga;
- Dor no abdômen;
- Dor lombar;
- Dificuldade para engravidar;
- Dor pélvica com sangramentos;
- Dores menstruais intensas;
- Fluxo menstrual muito intenso.
Tratamentos para mioma
Entre os tratamentos disponíveis estão o uso de medicamentos ou a cirurgia para a remoção dos nódulos. Desta forma, o que irá determinar o tratamento adequado será a quantidade e o tamanho dos tumores.
Entre os remédios que podem ser utilizados estão anti-inflamatórios não hormonais e inibidores de hormônios. As cirurgias podem ser feitas para retirar apenas os nódulos ou, em casos mais graves, o útero deve ser removido.
Neste artigo, falamos sobre o mioma uterino, quais são as suas causas e sintomas. Essa é uma condição bastante comum, que dificilmente evolui para um câncer, por exemplo. Por outro lado, é preciso realizar o acompanhamento médico para manter a doença sob controle.
A Viva Mais Plan acredita que cuidar do futuro é viver um presente melhor. Por isso, os cuidados com a sua saúde não têm hora nem lugar! Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos planos e nossos serviços de telemedicina!
Add a Comment