Morte súbita: quais são as principais causas?

Perder um ente querido é sempre muito doloroso. Porém, quando tudo acontece de forma inesperada, é ainda mais difícil para aqueles que ficam. Os casos de morte súbita podem acontecer tanto com pessoas doentes ou que já tiveram um infarto, quanto com pessoas saudáveis e até atletas.

Geralmente, a morte súbita tem origem no coração e ocorre em até uma hora após o início dos sintomas. Neste artigo, vamos falar sobre as suas principais causas e o que fazer nessas situações. Continue a leitura e saiba mais!

O que é morte súbita?

Também chamada de mal súbito, a morte súbita é a morte que acontece de forma inesperada. Normalmente, ela ocorre de forma tão rápida que é difícil determinar clinicamente com certeza as suas causas. Por isso, as pessoas que falecem dessa maneira devem ser levadas para a autópsia, para que os médicos consigam maiores explicações.

Em alguns casos, a morte súbita pode ser revertida se as manobras de ressuscitação forem realizadas imediatamente. É por esse motivo que muitos locais públicos como shoppings, aeroportos e estádios possuem desfibriladores, aparelhos que emitem descargas elétricas para o coração.

Essas máquinas podem ser facilmente utilizadas por leigos, mas o processo pode ser mais rápido e eficiente se houver algum médico por perto para ajudar.

Principais causas de morte súbita

A morte súbita é caracterizada por uma parada cardíaca, acompanhada do colapso da circulação sanguínea pelo corpo. Em geral, ela acontece devido a problemas no coração não diagnosticados anteriormente, que podem causar arritmias graves.

As principais causas do mal súbito são:

  • Infarto fulminante: o grupo de risco inclui pessoas mais velhas, que já tiveram infarto anteriormente e/ou apresentam fatores de risco para doenças cardiovasculares.
  • Arritmias malignas: entre as doenças que podem causar arritmias graves, podemos citar a insuficiência cardíaca e a miocardite (inflamação do miocárdio).
  • Embolia pulmonar: ocorre quando o paciente tem uma trombose nas pernas e um pedaço desse coágulo se solta e vai parar no pulmão, obstruindo-o.
  • Aneurisma: seja ele cerebral ou da aorta, esse tipo de evento costuma ser fatal.
  • Acidente Vascular Cerebral: dependendo da extensão da lesão causada pelo derrame, ele pode evoluir rapidamente e levar à morte.
  • Epilepsia: pacientes com crises convulsivas frequentes têm maior risco de sofrer de uma morte súbita.

É possível evitar?

Após entender o que é morte súbita e quais são as suas causas, você deve estar se perguntando se é possível prevenir esse evento. Por mais que não existam garantias exatas, a melhor forma de evitar esse problema é controlar os fatores de risco.

Desta forma, realizar exames periodicamente para verificar o seu estado geral de saúde pode ser bastante efetivo. Além disso, você deve procurar um cardiologista sempre que sentir algum sintoma relacionado ao coração, como dor no peito, tontura e cansaço excessivo.

 

Neste artigo, falamos sobre como a morte súbita acontece e quais são as principais causas para esse tipo de evento fatal.

A Viva Mais Plan acredita que devemos estar preparados para viver uma vida longa e saudável, além de cuidar para que possamos enfrentar o luto. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *