Minha obturação caiu: o que fazer?

Você está comendo e de repente sente que algo se quebrou dentro de sua boca. Pensando que poderia ser um dente, corre para o espelho para chegar e descobre que, na verdade, sua obturação caiu. Situações como essa são comuns e costumam nos deixar preocupados, mas não é nada grave.

Apesar disso, precisamos tomar alguns cuidados e procurar o dentista o quanto antes. Afinal, deixar o dente desprotegido sem a obturação pode causar problemas ainda maiores futuramente. Neste artigo, trouxemos algumas dicas para te ajudar nesse momento, continue a leitura e confira!

O que é obturação?

Também chamada de restauração, a obturação é o procedimento odontológico que remove os danos causados pelas cáries e preenche o local com um material adequado. É um tratamento simples, normalmente feito com resina composta e que evita que o dente seja perdido, em casos mais graves.

Ao contrário do que muita gente pensa, as obturações não duram para o resto da vida. Existem diversos fatores que contribuem para a durabilidade da restauração dentária, tais como:

  • Material utilizado na obturação: aquelas feitas com resina costumam durar de 3 até 10 anos, enquanto as de porcelana chegam a até 13 anos.
  • Uso excessivo de cafeína;
  • Tabagismo;
  • Higiene bucal inadequada.

De modo geral, as restaurações podem cair ou quebrar por três motivos: infiltração, uma nova cárie no local e quebra do dente. Porém, na maior parte das vezes, as quedas ocorrem por infiltrações acompanhadas de cárie.

O que fazer quando a obturação cair?

“Minha obturação caiu, o que eu faço agora?”

O primeiro passo é manter a calma. Apesar de assustar, não é um caso de vida ou morte. Então, nesse momento, entre em contato com o seu dentista, explique a situação e marque uma consulta o mais breve possível.

Isso porque o espaço vazio pode ser um ambiente bastante favorável para que bactérias se desenvolvam e deem origem a mais problemas. Além disso, você pode sentir dor ou sensibilidade e o quadro pode evoluir para uma inflamação na polpa do dente (pulpite).

No entanto, caso a consulta demore alguns dias, confira algumas dicas para cuidar do dente até lá:

  • Higienize bastante e com cuidado o dente para evitar acúmulo de resíduos na cavidade que está exposta;
  • Evite comer alimentos muito duros, isso previne que o dente se quebre ainda mais;
  • Em caso de dor, tome o analgésico que você já está acostumado;
  • Não passe nada diretamente no dente, pois alguns produtos podem enfraquecer o esmalte ou levar a complicações.

 

Neste artigo, falamos sobre as situações em que uma obturação dentária cai – e quais são os cuidados que você deve tomar. O principal deles é procurar um dentista imediatamente, para não deixar o dente exposto e evitar problemas ainda maiores no futuro.

A Viva Mais Plan acredita que prevenir é a melhor forma de cuidar de nossa saúde. É por isso que contamos com um benefício exclusivo: com o Viva Mais Conecta Saúde, você protege sua família e ainda economiza! Entre em contato conosco para saber mais sobre esse e outros serviços!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *