Dificilmente estamos preparados para lidar com a morte de um ente querido. Isso porque, além de enfrentar a dor da perda, temos que resolver uma série de questões práticas. Assim, contar com um plano de assistência funeral pode ser uma excelente alternativa.
Porém, essa decisão pode ser complicada. Afinal, como saber se a empresa é confiável? Como saber se aquele plano de assistência funeral irá realmente atender às necessidades da família? Neste artigo, respondemos as principais dúvidas, para que você faça uma boa escolha. Continue a leitura e confira!
O que é um plano de assistência funeral?
O plano de assistência funeral é o serviço vendido por empresas especializadas, funerárias e seguradoras. Esse tipo de plano tem como objetivo oferecer tranquilidade e acolhimento para as famílias, já que as questões burocráticas serão resolvidas pela empresa.
Nesse sentido, você irá pagar uma mensalidade de valor reduzido e, no momento da morte, a empresa resolverá todos os detalhes. Entre os serviços oferecidos pelos planos de assistência funeral estão:
- Atendimento 24h;
- Profissionais para cuidar das formalidades, liberação do corpo e documentações;
- Urnas funerárias, ornamentações e coroa de flores;
- Preparação e traslado do corpo;
- Locação da sala de velório;
- Sepultamento ou cremação.
Como saber se estou contratando um bom plano?
Conforme explicamos, um bom plano de assistência funerária irá prestar todo o suporte que a família precisa no momento do luto. Pode parecer estranho desembolsar um valor pensando na morte, mas acredite: não ter que lidar com a papelada diminui o transtorno nesse momento delicado.
Por isso, na hora de contratar o seu plano funeral, é preciso considerar diversos pontos. Primeiramente, busque mais informações sobre a empresa, tanto na internet quanto com outras pessoas que já utilizaram esse tipo de serviço. Analisar a reputação da companhia é um passo importante para evitar problemas futuros.
Além disso, é essencial ficar atento aos detalhes do contrato, que deve ter cláusulas bem definidas e de fácil entendimento. A seguir, confira o que o contrato deve conter, de acordo com a lei (Lei nº 13.261, de 22 de março de 2016):
- Descrição completa dos serviços oferecidos e dos valores cobrados mensalmente;
- Número de parcelas a serem pagas e local de pagamento;
- Nome do titular e dos seus dependentes, no caso de planos familiares;
- Item que permita a rescisão do contrato a qualquer momento – e as condições para que ocorra;
- Forma de acionar o serviço;
- Tempo de carência e limites da prestação de serviços;
- Condições para reajuste dos valores.
Outras considerações
Assim como os planos de saúde, os planos de assistência funeral também possuem um prazo de carência, que normalmente é de 90 dias. Mas esse tempo pode variar de acordo com a empresa, então é importante ficar atento ao contrato. Por outro lado, em casos de morte violenta, o serviço pode ser usado imediatamente.
Neste artigo, trouxemos algumas dicas para te ajudar a contratar um bom plano de assistência funeral, apresentando os principais pontos de atenção. Esse tipo de serviço é importante para oferecer conforto e acolhimento em uma situação tão complicada.
Entre em contato com a Viva Mais Plan para saber mais sobre nossos planos e outros benefícios em vida!
Add a Comment