Quando perdemos um ente querido, sentimos como se nossa vida fosse virada de cabeça para baixo. Em meio à tanta dor, o processo de luto nos ajuda a descobrir uma nova forma de viver sem aquele que amamos. Seja pela morte ou pelo fim de um relacionamento, o luto existe e deve ser vivenciado.
Neste artigo, vamos falar sobre os impactos do processo de luto em nossa saúde mental, além de dicas para lidar com as perdas de forma madura. Continue a leitura e confira!
Qual é o processo de luto natural?
O processo de luto é extremamente individual. Afinal, cada pessoa sente e reage às emoções provocadas pela perda de uma forma. Acima de tudo, é preciso atravessar cada fase e se permitir ser vulnerável.
Ainda que não exista uma fórmula pronta sobre como passar pelo luto, algumas fases são comuns para a maioria das pessoas. De acordo com os especialistas, existem cinco estágios do luto:
- Negação;
- Raiva;
- Barganha;
- Depressão;
- Aceitação.
Sentimentos como raiva, revolta, culpa e arrependimento podem surgir – e é preciso aprender a lidar com eles. Aos poucos, a tristeza intensa tende a diminuir e conseguimos retomar nossas atividades habituais. Porém, se isso não ocorrer, podemos sentir efeitos em nossa saúde mental e física.
Quais são os efeitos do luto na saúde mental?
A morte ainda é um assunto repleto de tabus, por isso muitas pessoas ainda têm dificuldades para aceitar e vivenciar o período de luto. É comum que muitos questionamentos apareçam nesse momento. “Por que comigo? Como vou viver sem essa pessoa? Como faço para seguir em frente?”. Não existem respostas prontas para essas perguntas: é somente ao vivenciar o processo de luto que você poderá descobrir.
Durante esse período, nos sentimos fragilizados e os efeitos em nosso corpo e mente podem ser vários:
- Sentimentos contraditórios e confusos;
- Crises de choro constantes;
- Alteração total da rotina;
- Sensação de que a dor da perda não vai passar.
Em meio a tantas emoções, é preciso buscar um caminho para retomar nossas vidas e voltar a nos sentir como nós mesmos. Nesse momento, cada pessoa deve entender suas necessidades e encontrar atividades que a façam se sentir bem.
Praticar meditação ou yoga pode ser uma boa ideia para alguns, enquanto para outros o que pode ajudar é fazer uma mudança completa em seu estilo de vida. Em todos os casos, o apoio de pessoas queridas é fundamental.
Se notar que os sintomas físicos e mentais têm sido muito intensos e duradouros, considere buscar ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra saberá como te ajudar a encontrar ferramentas emocionais para lidar com o luto.
Conte com a Viva Mais Plan
Neste artigo, falamos sobre o impacto que o processo de luto pode ter em nossa saúde mental, além de destacar maneiras de lidar com esse momento tão delicado. Acima de tudo, é preciso vivenciar a dor e se permitir elaborar a perda.
A Viva Mais Plan acredita que todos merecem um luto digno. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa. Entre em contato conosco para saber mais!
Add a Comment