Se você é aposentado ou pensionista, certamente já ouviu falar na prova de vida INSS, uma maneira de continuar recebendo os benefícios. Esse procedimento é exigido como forma de evitar fraudes e pagamentos indevidos e deve ser feito anualmente.
Na pandemia, como estratégia para prevenir o contágio pela Covid-19 e evitar que os cidadãos saíssem de casa, a obrigatoriedade foi suspensa. No entanto, a partir do mês de junho de 2021, voltou a ser obrigatório fazer a prova de vida INSS. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
Prova de vida INSS: o que é?
Também chamada de fé de vida, a prova de vida INSS é uma exigência para que beneficiários, aposentados e pensionistas continuem a receber seus pagamentos. Conforme dissemos anteriormente, essa é uma forma de oferecer mais segurança aos cidadãos e ao Estado, evitando fraudes.
Antes de ser instituída a prova de vida, muitas famílias não notificavam o óbito para que pudessem continuar recebendo o benefício do falecido. Como é de se imaginar, essa omissão proposital causou muitos prejuízos para a Previdência Social. Por isso, o procedimento passou a ser obrigatório.
Nesse sentido, ir até o banco para provar que ainda está vivo é um dever para continuar recebendo seus direitos.
Como fazer?
Atualmente, existem algumas formas de realizar a prova de vida do INSS, a depender do banco onde a pessoa recebe seu benefício e de outros aspectos. Confira, a seguir, como registrar o seu documento:
Prova de vida digital
O INSS, o Ministério da Economia, a Dataprev e o Serpro lançaram um projeto-piloto para que os segurados façam sua prova de vida online. Nesse caso, ela será feita por meio da biometria facial, obtida com uma foto tirada pelo celular.
Para o “teste”, foram selecionados 5,3 milhões de beneficiários que possuem carteira de motorista ou título de eleitor com cadastro de biometria. Isso porque o INSS irá utilizar a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para realizar a prova de vida nessa modalidade, é preciso ser notificado por e-mail ou SMS e baixar o aplicativo meu-gov.br.
Prova de vida em domicílio
Existe a possibilidade de um funcionário do INSS ir até a casa do segurado para coletar a prova de vida. No entanto, existem algumas regras a serem seguidas:
- Beneficiários de qualquer idade que não tenham condições de se locomover;
- Segurados com mais de 80 anos, com ou sem condições de se dirigir até a agência bancária.
Prova de vida presencial
Essa é a modalidade convencional de prova de vida INSS. Nesse caso, é preciso se deslocar. Para aposentados e pensionistas que têm biometria bancária cadastrada, realizar transações em qualquer caixa eletrônico é considerado uma confirmação válida.
Por outro lado, se não houver o cadastro da biometria, a pessoa deve ir até a sua agência, portando o seu CPF e um documento com foto.
Bancos como Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander aceitam transações feitas com o uso da biometria como prova de vida. O Banco do Brasil é o único que realiza o procedimento por meio do aplicativo.
Para que seus benefícios não sejam bloqueados, você deve realizar anualmente a prova de vida INSS, de acordo com o calendário divulgado pelo governo. Portanto, fique atento aos seus direitos e deveres nesse sentido!
A Viva Mais Plan acredita que o planejamento do futuro é a melhor forma de garantir o melhor para o hoje!
Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!
Add a Comment