Provavelmente você já sabe que o luto é o processo que acontece quando há o rompimento de um vínculo importante. Também já deve saber que esse processo ocorre não somente com a morte de alguém, mas também com o fim de um relacionamento ou emprego, por exemplo. Mas você sabia que existem diferentes tipos de luto?
Para cada pessoa e cada situação, existe uma vivência diferente. É por isso que existe não só um, mas vários tipos de luto. E esse é o assunto deste artigo. Então, continue a leitura e entenda mais sobre o tema!
Em qualquer dos tipos de luto: a importância de respeitar seus processos
Como dissemos, os tipos de luto são resultados das mais diversas situações e de nossas condições emocionais de lidar com as perdas. Cada pessoa é única e sente de uma forma diferente, mas é preciso respeitar e vivenciar os processos inteiramente. É preciso viver o luto em todas as suas fases:
- Negação;
- Raiva;
- Barganha;
- Depressão;
- Aceitação.
É somente atravessando os cinco estágios do luto que podemos alcançar a superação e aprender a seguir em frente.
6 tipos de luto
Do luto natural ao luto não reconhecido, existem algumas formas de lidar com as perdas. E é sobre isso que vamos falar a seguir. Confira!
Luto natural
A perda de um ente querido pode provocar mudanças significativas em nossas vidas. É natural que a pessoa passe por uma fase de falta de interesse em atividades cotidianas. Mas, aos poucos, ela vai aceitando a morte e se adaptando à nova realidade.
Luto complicado ou patológico
No luto complicado, as reações à perda se intensificam e a sensação de melancolia passa a fazer parte da rotina da pessoa. Assim, o luto pode durar anos ou a vida toda, minando a qualidade de vida e as perspectivas de futuro. Nesses casos, é preciso buscar ajuda profissional para aprender a elaborar as emoções de forma saudável.
Luto antecipatório
O luto antecipatório se inicia antes mesmo da perda do ente querido. Esse processo é bastante comum entre familiares e pacientes em fase terminal de uma doença grave. Acima de tudo, trata-se de se preparar para lidar com a perda real – e contar com acompanhamento nesse momento é fundamental.
Luto adiado
Aqui, a pessoa não se dá o direito de sofrer pela perda – e vai adiando as emoções, jogando debaixo do tapete. Acontece que, em algum momento, essa dor vai aparecer novamente e em uma intensidade ainda maior. Por isso, é um dos tipos de luto que mais merecem atenção.
Luto coletivo
Quando uma situação impacta muita gente ao mesmo tempo, temos o luto coletivo. É o caso da catástrofe de Brumadinho ou da pandemia do novo coronavírus, por exemplo. Assim, o sentimento de dor profunda afeta populações inteiras.
Luto não reconhecido
Por fim, temos o luto não reconhecido. Quando uma mulher perde o bebê ainda nos primeiros meses de gestação, muitas pessoas ao seu redor não entendem a sua dor e acabam subestimando o seu sofrimento. O mesmo acontece com pessoas que perderam seus animaizinhos de estimação. Esse é um processo de luto bastante doloroso, porque não é validado e a pessoa não tem direito de se expressar.
Neste artigo, falamos sobre os diversos tipos de luto, que acontecem em diferentes situações – e com diferentes habilidades emocionais. Acima de tudo, é preciso respeitar os ciclos da vida e aceitar nossas vulnerabilidades para que esse processo seja o mais natural possível.
A Viva Mais Plan acredita que todos merecem vivenciar um luto digno. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa nesse momento tão delicado. Entre em contato conosco para saber mais!
Add a Comment