Velórios: como se comportar em situações de luto

Lidar com as perdas nunca é fácil. Quando falamos do falecimento de um familiar ou amigo próximo, pode ser ainda mais doloroso. Além de enfrentar o sofrimento, precisamos também saber como nos comportar em velórios, para evitar que a situação se torne ainda mais delicada.

De certa forma, velórios são situações sociais. Por isso, é preciso ficar atento à maneira como nos portamos nessas ocasiões. Mais do que etiqueta ou regras de comportamento, trata-se de bom senso.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para te ajudar a entender como se comportar em funerais. Afinal, velórios são ocasiões solenes que exigem consideração e respeito por parte dos presentes.

Continue a leitura e confira as orientações!

 Como se comportar em funerais

Conforme dissemos, não estamos falando apenas de formalidades ou dicas de etiqueta: saber como se portar em situações de luto é uma questão de respeito.

Em primeiro lugar, se você tinha uma relação próxima com o falecido ou com seus familiares, o ideal é que compareça ao velório. Nesse momento, certamente as presenças ou ausências são notadas e significam muito. Caso não possa estar presente, envie uma coroa de flores com uma mensagem de pesar.

Agora, confira nossas dicas sobre como se comportar em um velório:

  • Desligue o celular ou coloque no modo silencioso/vibratório. Evite atender ligações nesse momento, mas se for extremamente necessário, afaste-se, fale baixo e seja breve.
  • Não é preciso, necessariamente, vestir uma roupa preta para comparecer ao funeral. O importante é ser discreto, evitando peças muito coloridas, chamativas, curtas e decotadas.
  • Mantenha certa distância do caixão, deixando espaço para os familiares mais próximos. Caso você faça parte da família, se mantenha por perto e atento para oferecer ajuda, mas sem exagerar.
  • É comum não saber o que dizer em uma situação tão difícil e confortar os familiares e amigos próximos. Nada do que for dito irá amenizar a dor da perda. Um simples “sinto muito” com um abraço pode ser mais reconfortante do que longos discursos.
  • Caso tenha intimidade com a família, ofereça sua ajuda. Nesses momentos, algumas tarefas rotineiras são deixadas em segundo plano, mas também é preciso cuidar dessas questões. Seja proativo e não espere ser solicitado.
  • Esteja à disposição para ouvir o desabafo das pessoas mais próximas ao falecido. Essa conversa pode ser importante para que a pessoa de fato entenda como a morte aconteceu e inicie o seu processo de luto.
  • Em velórios, reencontramos amigos e conhecidos depois de muito tempo sem vê-los. Porém, evite conversas em voz alta ou risadas.

Neste artigo, trouxemos algumas recomendações sobre como agir durante um funeral, para oferecer consolo aos familiares e amigos próximos, sem tornar o momento mais doloroso. Lidar com as perdas nunca é fácil, mas podemos nos mostrar solidários e presentes.

A Viva Mais Plan tem como missão ajudar famílias a lidar com a morte de um ente querido. Além de cuidar das questões burocráticas, também oferecemos assistência para organizar os velórios e sepultamentos, dando mais tranquilidade aos enlutados.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *