Vida após a morte: o que a ciência e as religiões edizem sobre o tema?

Uma das maiores questões da humanidade diz respeito ao que acontece após a morte. Durante toda a história, culturas e religiões têm buscado encontrar respostas para questões da vida após a morte. Até mesmo a ciência tem as suas próprias teorias.

Paraíso, inferno, reencarnação: as hipóteses são muitas e cada religião tem a sua crença sobre como acontece a vida após a morte. Neste artigo, vamos falar sobre o que algumas religiões dizem sobre o tema, além da opinião da ciência. Então, continue a leitura e confira!

O que a ciência diz sobre a vida após a morte?

Como dissemos, a vida após a morte é um tema muito debatido, inclusive pela ciência. Ainda não existem comprovações, apenas teorias, baseadas principalmente em relatos de pessoas que passaram por uma experiência de quase morte. Geralmente, essas vivências possuem pontos parecidos, tais como:

  • Presença de uma luz intensa;
  • Presença de um túnel;
  • Sensação de estar fora do corpo, vendo os acontecimentos de fora;
  • Reencontro com pessoas que já faleceram.

De acordo com a ciência, essas sensações têm explicações neuroquímicas e não em planos espirituais. Os médicos costumam explicar tais relatos como consequência da falta de oxigenação do cérebro, que provoca alucinações.

Mas, apesar dessas hipóteses, ainda não há uma resposta definitiva e a ciência não pode comprovar se existe vida após a morte – ou não.

Qual a visão das religiões sobre a vida após a morte?

Por acreditarem que os seres humanos são muito mais do que apenas um corpo físico, muitas religiões falam sobre experiências espirituais e descanso eterno, por exemplo. A seguir, confira o que algumas doutrinas falam sobre como é a vida após a morte.

Catolicismo

Para os católicos, as ações em vida determinam se a pessoa irá para o céu, purgatório ou inferno depois que morrer. Não existe reencarnação, apenas uma morte e a possibilidade de ressuscitar e viver a vida eterna ao lado de Jesus, no Céu.

Protestantismo

A crença dos evangélicos é parecida com a dos católicos. A diferença é que os evangélicos não creem na existência de um purgatório, local onde as almas são enviadas para a remissão de seus pecados.

Espiritismo

Para os espíritas, a morte não é o fim – e o espírito permanece vivo em um plano astral ou se reencarna em outro corpo. Assim, cada reencarnação é uma oportunidade de evolução no amor, caridade e no bem.

Judaísmo

De modo geral, os judeus acreditam que o espírito permanece vivo após a morte. Porém, enquanto algumas correntes creem na reencarnação, outras creem na ressurreição.

Islamismo

Para o islamismo, a vida terrena é uma forma de nos preparar para a vida eterna. Semelhante à visão dos cristãos, eles creem na existência de paraíso e inferno, destinos de acordo com as vivências de cada um.

Umbanda

Para os umbandistas, a reencarnação é uma forma de permitir a evolução do espírito. Então, depois da morte, ele é encaminhado para um dos sete locais disponíveis e é regido por um orixá, que orienta seu caminho.

Neste artigo, falamos sobre a visão de algumas religiões sobre a vida após a morte. Certamente, existem outras crenças e doutrinas que não citamos, mas que também têm a sua importância e contribuição. É o caso do budismo, hinduísmo e candomblé, por exemplo.

Acima de tudo, a Viva Mais Plan acredita que planejar o amanhã é viver melhor o presente. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa no momento do luto. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *